A Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR)do Seixal foi inaugurada pela Ministra do Ambiente e do Ordenamento do Território, Dulce Álvaro Pássaro, a cerimónia contou com a presença Arnaldo Pêgo – SIMARSUL, Alfredo Monteiro – CM Seixal.
{jathumbnail off}
Investimento de 17,9 milhões de euros para tratar águas residuais de 156.000 habitantes equivalentes contribui para requalificar o Estuário do Tejo e devolver qualidade de vida à beira-rio, a inauguração da Etar do Seixal constitui uma peça para a requalificação do estúario do Tejo.
A entrada em funcionamento da ETAR do Seixal, a segunda maior ETAR construída e operada pela SIMARSUL, vem contribuir para a melhoria das condições de vida na região e da qualidade do estuário.
A ETAR está dotada de um sistema inovador para reutilização do efluente tratado que permite reduzir o consumo de água potável, e utiliza fontes renováveis que contribuem para a redução das emissões de gases com efeito de estufa, tornando-a numa instalação eco-eficiente, com capacidade para tratar diariamente 44.000 m3 de águas residuais urbanas.
A ETAR do Seixal constitui, pela sua dimensão, a segunda maior infra-estrutura da SIMARSUL, empresa concessionária da gestão e exploração do Sistema Multimunicipal de Saneamento de Águas Residuais da Península de Setúbal.