Num encontro “abençoado” pela chuva, que caiu com incrível intensidade durante toda a tarde, Juan del Potro (46º) foi superior Robin Söderling (5º) e garantiu um lugar entre os quatro semi finalistas do Estoril Open.
Depois de ter estado em desvantagem no segundo set, o argentino aproveitou a pausa no encontro devido à chuva para se superiorizar em sets directos, por 6-4 7-5.
O vencedor do US Open 2009 impôs-se por 6-4 num primeiro set de altíssimo nível e em que um único break se revelou decisivo. Na segunda partida, Söderling entrou determinado a mudar o rumo dos acontecimentos e adiantou-se para 3-0. O argentino ainda reduziu antes de o encontro ser interrompido quando Söderling liderava por 4-1, 30-15 no serviço de Del Potro.
O longo intervalo provocado pela chuva arrefeceu o ímpeto do tenista nórdico, que reentrou em court muito errático e sem conseguir encontrar o nível de jogo com o qual tinha iniciado o set. Quem agradeceu foi Del Potro, que aproveitou o mau momento do rival para, com muita paciência e constantes variações de ritmo, fechar o encontro após quase duas horas de jogo.
“É complicado mentalmente, temos de estar concentrados no início do encontro… É muito bom vencer.” disse Del Potro
Os dois últimos encontros dos quartos-de-final ainda por concluir, entre Fernando Verdasco e Kevin Anderson e Milos Raonic diante de Gilles Simon, serão retomados amanhã pelas 12h00 no Centralito e Court nº1, respectivamente. Anderson lidera o seu encontro por 7-6(2), enquanto Raonic vai ganhando por 6-5 frente a Simon.