Terça-feira 24 de Setembro de 2024

Maratona de Londres – Jéssica Augusto soberba!

JessicaAugustoFazendo uma excelente gestão da forma de correr a maratona (42.195 metros), o que fazia pela primeira vez, Jéssica Augusto, conseguiu uma estreia ao mais alto nível.

Com as 2.24.33 alcançadas no final, que correspondeu ao oitavo lugar, Jéssica fez o segundo melhor tempo nacional de sempre (logo depois de Rosa Mota, com 2.23.29) mas, mais do que isso, passou a ser a 21ª primeira na lista europeia das melhores de sempre e 12ª no mundo em relação ao presente ano de 2011.

Correndo de trás para a frente, como se diz na gíria, Jéssica sabia que não podia arriscar muito na parte inicial face, por um lado, às “lebres” existentes e, por outro, à categoria vincada de um bom pare de adversárias que iam correr para os melhores tempos mundiais. E se assim o pensou, melhor o concretizou.

Com este resultado cumpriu os mínimos para os Jogos Olímpicos de Londres (quiçá no mesmo percurso), em 2012. Este ano estará nos 10.000 metros do Campeonato do Mundo de Daegu.

Outro dado ainda: com as 2.24.33 passou a ser a melhor estreante portuguesa de sempre, dado que a melhor em estreia era Albertina Dias (2.26.49), na maratona de Berlim, em 1993. Foi um dia em cheio para a actual melhor atleta nacional.

A prova foi corrida num ritmo elevado, ao ponto de a vencedora, a queniana Mary Keitany, ter feito o melhor tempo mundial do ano (2.19.19) e colocou-se como a quarta melhor mundial de sempre. O que é obra. A segunda e terceira, Liliana Shobukhova (Ucrânia) e Edna Kiplagat (também queniana), cumpriram o percurso em 2.20.15 e 2.20.46, também com entrada nos melhores dez deste ano.

No sector masculino, também numa corrida e alto nível, o triunfo foi alcançado por Emanuel Mutai (Quénia) com o excelente tempo de 2.04.40, o melhor deste ano e o quarto melhor de sempre ma história desta prova. Os outros lugares do pódio foram discutidos ao “sprint”, com Martin Lel a superiorizar-se a Patrick Makau, ambos creditados em 2.05.45. Quarto lugar para o brasileiro Marilson Gomes dos Santos, com 2.06.34.

Luís Feiteira, que fazia mais um teste, voltou a não completar a prova.

 

 

 

© 2024 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.