Rui Patrício foi a surpresa no onze inicial que Paulo Bento apresentou nesta noite no Magalhães Pessoa em Leiria, num jogo em que Portugal empatou a um golo com a selecção do Chile.
As atenções no inicio do jogo estavam divididas entre o que se passava no Magalhães Pessoa em Leiria e no que se passa no Ullevaal Stadion – em Oslo, onde jogavam Noruega e Dinamarca – os nossos directos adversários na qualificação para o Euro 2012.
Com o aproximar do fim do jogo em Oslo a Noruega empatava o jogo, resultado que se manteve até ao apito final, enquanto no Magalhães Pessoa se guardava um minuto de silêncio (com muitas palmas) em homenagem a Artur Agostinho falecido esta semana.
Em termos de jogo jogado a primeira parte salva-se por meia dúzia de boas jogadas soltas, incluindo as jogadas que resultaram os golos.
O primeiro golo surgiu para a selecção das Quinas aos 16 minutos, num canto marcado por Nani, surge ao segundo poste Varela de cabeça a “facturar” o primeiro para Portugal.
Aos 37 minutos num lance na área de Portugal , João Pereira, que cai mal e teve de sair de maca com muitas queixas no braço, obrigando Paulo Bento à primeira substituição entrando o bracarense Sílvio.
Perto do intervalo, aos 43 minutos, lance entre “leões” dá golo para o Chile, livre directo apontado por Matías Fernandez, com o remate forte a mais de 30m, só pára dentro da baliza defendida por Rui Patrício, que parece ficar mal na fotografia.
No segundo tempo foi mais do mesmo alguns rasgos ali e aqui mas com resultado nulo, os treinadores aproveitaram para rodar e assim surgiram as habituais substituições permitidas que não alteraram muito o desenrolar do jogo.
As Equipas alinharam:
Portugal
Rui Patrício; João Pereira, Ricardo Carvalho, Rolando e Fábio Coentrão; Raul Meireles, Carlos Martins e João Moutinho; Nani, Postiga e Varela
Suplentes
Eduardo, Ventura, Nélson, Bruno Alves, Pepe, Sílvio, André Santos, Paulo Machado, Ruben Micael, Danny, Quaresma e Hugo Almeida
Treinador: Paulo Bento
Chile
Bravo; Gonzalo Jara, Pablo Contreras e Waldo Ponce; Isla, Carmona, Matías Fernández, Arturo Vidal e Gary Medel; Alexis Sanchez e Beausejour
Suplentes
Pinto, González, Mancilla, Marco Estrada, Orellana, Fierro, Seymour, Jorquera, Muñoz, Olivares e José Rojas
Treinador: Marcelo Bielsa
Árbitro: Kevin Blom (Holanda)