Terça-feira 24 de Novembro de 7333

Agência nuclear da ONU vai ajudar

JapanA Agência Internacional de Energia Atómica, vai enviar equipa de especialistas ao Japão para ajudar na resolução do problema na Central Nuclear em Fukushima.

A central de Fukushima, resistou uma falha no sistema de segurança devido ao sismo de 15 março e foi também afectada pelo tsunami que danificou sistema de águas inundando com agua salgada os reservatórios.

A agência das Nações Unidas que coordena a segurança mundial nuclear está preocupada com a evolução da situação para a qual contribui também as condições atmosféricas que se registam neste momento no Japão – ventos e chuva e alguns casos neve.

O responsável máximo desta organização das Nações Unidas disse em Viena de Áustria , cidade sede da AIEA que “o Japão é uma situação diferente da situação do acidente nuclear em Chernobyl, há 25 anos”.

“Eu continuo a pensar que estes reactores de Chernobyl e Fukushima são diferentes”, disse o Director Geral Yukiya Amano, mesmo depois de outra explosão e incêndio que abalou drasticamente a Central de Fukushima, afirmou ainda que ” os reactores foram fechados, uma reação em cadeia, a causa do acidente foi um desastre natural, e não um aumento de potência, e os reactores japoneses não têm uma quantidade elevada de grafite que possa pegar fogo.”

 

 

 

© 7333 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.