Sexta-feira 22 de Novembro de 2024

Cavaco Silva “faço um vibrante apelo aos jovens de Portugal: ajudem o vosso País!”

cavacosilvaposseO Presidente da República, Cavaco Silva, fez apelo aos jovens num dos mais duros dirscursos sobre o estado critico do país “Façam ouvir a vossa voz. Este é o vosso tempo. Mostrem a todos que é possível viver num País mais justo e mais desenvolvido, com uma cultura cívica e política mais sadia, mais limpa, mais digna. Mostrem às outras gerações que não se acomodam nem se resignam.

Na cerimónia oficial da tomada de posse, na Assembleia da República, o Chefe de Estado referiu-se em especial aos jovens portuguese em vários momentos e no fim disse “Sonhem mais alto, acreditem na esperança de um tempo melhor. Acreditem em Portugal, porque esta é a vossa terra. É aqui que temos de construir um País à altura das nossas ambições. Estou certo de que, todos juntos, iremos vencer.”

Algumas frases que marcam o discurso de posse de Cavaco Silva

“Há limites para os sacrifícios que se podem exigir ao comum dos cidadãos”

“É necessário que um sobressalto cívico faça despertar os Portugueses…”

“É fundamental que a sociedade portuguesa seja despertada para a necessidade de um novo modo de acção política que consiga atrair os jovens e os cidadãos mais qualificados.”

“afastamento dos jovens em relação à actividade política não significa desinteresse pelos destinos do País; o que acontece, isso sim, é que muitos jovens não se revêem na actual forma de fazer política nem confiam que, a manter-se o actual estado de coisas, Portugal seja um espaço capaz de realizar as suas legítimas ambições. Precisamos de gestos fortes que permitam recuperar a confiança dos jovens nos governantes e nas instituições.”

“o que exige que as nomeações para os cargos dirigentes da Administração sejam pautadas exclusivamente por critérios de mérito e não pela filiação partidária dos nomeados ou pelas suas simpatias políticas.”

“A pessoa humana tem de estar no centro da acção política. Os Portugueses não são uma estatística abstracta. Os Portugueses são pessoas que querem trabalhar, que aspiram a uma vida melhor para si e para os seus filhos. Numa República social e inclusiva, há que dar voz aos que não têm voz.”

“Não podemos privilegiar grandes investimentos que não temos condições de financiar, que não contribuem para o crescimento da produtividade e que têm um efeito temporário e residual na criação de emprego. Não se trata de abandonar os nossos sonhos e ambições. Trata-se de sermos realistas.”

Já da parte da manhã dedicou o seu tempo aos dois temas que considera prioritários para o futuro de Portugal: o mar e os jovens, visitou o navio Almirante Gago Coutinho, utilizado na investigação científica marinha, e almoçou à porta fechada com 50 jovens no navio escola Sagres, onde se incluía estudantes, empresários, investigadores ou académicos, sublinhando a aposta que Portugal deve fazer na juventude e apelou aos jovens para serem mais activos na definição do futuro do país.

Cavaco Silva fez o juramento sobre a Constituição, logo após ouviu-se uma salva de 21 tiros de artilharia naval e foi entoado o Hino Nacional nos passos perdidos da Assembleia da Republica.

Após o discurso de tomada de posse, esta noite no Palácio de Belém decorrerá uma recepção aos convidados.

Aníbal Cavaco Silva foi eleito a 23 de Janeiro, com 52,95 por cento dos votos, prometendo já nessa noite no discurso “uma magistratura actuante”.

 

 

 

© 2024 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.