Sexta-feira 22 de Novembro de 2024

Atletismo: Sporting duplo campeão de Portugal

As equipas (masculina e feminina) do Sporting sagraram-se campeãs de Portugal, em pista coberta, nas competições que a Federação promoveu em Pombal. Mas para que isso acontecesse, Rui Silva teve que ir a duas provas (1.500 e 3.000), já que a vantagem final dos leões foi de apenas 4 pontos.

Nas mulheres, a vantagem do Sporting foi de 24 pontos, tornando improvável qualquer resistência de outras equipas (Benfica, por exemplo), se bem que, no masculino, a derrota do campeão olímpico, Nélson Évora, no comprimento – surpreendido por Gaspar Araújo (7,67/7,72) – terá contribuído para esta derrota das águias. Gaspar, entretanto, ficou apenas a oito centímetros do mínimo (7,80) para o europeu de pista coberta.

Francis Obikwelu – o jovem de 32 que se sente como tivesse apenas 20 anos de idade – foi a principal figura destes campeonatos, não tanto por vencer mas por correr de novo abaixo do mínimo (6,70 nos 60 metros – fez 6,68 em Pombal) para o europeu de pista coberta, em Paris, em Março próximo. Onde poderá causar surpresa.

Neste evento de registar ainda que o jovem Emanuel Rolim (Benfica) voltou a bater o recorde nacional de juniores nos 1.500 metros (a reboque do campeão Rui Silva), com o tempo de 3.47,86, que garante o passaporte para o europeu de categoria, ao ar livre, em Tallin (Estónia), em Julho deste ano.

Recordes nacionais (absolutos) foram conseguidos por Rasul Dabu (Benfica), ao correr os 60 metros-barreiras em 7,78 e por Eleanor Tavares (Sporting), no salto com vara, ao transpor a fasquia colocada a 4,41, confirmando o mínimo para o europeu de pista coberta em Paris.

Entretanto, em Sevilha, Hélio Gomes (Sporting), cumpriu a prova de 3.000 metros com o tempo de 3.43,24 (3º classificado), a 24 centésimos do mínimo para o europeu absoluto de Paris.

© 2024 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.