O Ministério da Educação em connferência de imprensa anunciou ter chegado acordo com escolas privadas e que os contratos serão assinados “por cinco anos, até nova avaliação das necessidades da rede pública”.
Segundo o ministério de Isabel Alçada o acordo hoje divulgado, prevê que 107 turmas deixarão de ser financiadas ao abrigo destes contratos no início do próximo ano letivo e outras 107 apenas em 2013/2014, entretanto , “todas as escolas com contrato de associação vão renovar o respetivo contrato” afirmou , João Alvarenga, presidente da AEEP, entidade que fez este acordo com o ME .
A AEFP foi contrariada entretanto no seu pedido de reforço finançeiro para o próximo ano letivo, por cada turma financiada ao abrigo dos contratos de associação, o Ministério de Isabel Alçada aprovou um apoio financiamento de 80.080 euros , um valor aquém em quase dez mil euros ao que era pedido pela AEEP.
Este ano lectivo de 2010/2011 existem ainda 19 escolas que não não assinaram adendas aos contratos dos 91 estabelecimentos de ensino privados com contrato de associação (dois entretanto desistiram).