Sábado 19 de Abril de 2025

Sporting-Braga: Resultado feito em 15 minutos

SportingBragaLiga2010Este foi o tempo de tudo e de todos. Na verdade, a entrada de Salomão pela saída de Postiga (lesionado) e três golos em dez minutos resolveram o jogo a favor do Sporting num encontro em que o Braga se pode queixar de si próprio ao não conseguir chegar ao empate, do qual esteve perto, mais do que os leões do 3-1.

E o jogo até merecia mais golos – porque houve oportunidades para isso – e dado que se jogou a uma velocidade superior ao que tem sido normal, principalmente em relação ao Sporting tem conseguido em Alvalade.

O Braga começou por liderar nos primeiros dez minutos, com a conquista de três cantos que não surtiram efeito, enquanto – por volta dos cinco minutos – Postiga foi obrigado a sair devido a lesão, o que levou Paulo Sérgio a fazer entrar o jovem avançado de raiz, Salomão, que foi o autor do primeiro logo do Sporting quando decorria o minuto 11, num pontapé de calcanhar, de costas para a baliza, que apanhou Artur Morais desprevenido.

E se esse golo acabou por acontecer contra a corrente do jogo – num rápido contra-ataque feito pelo Sporting – os donos da casa carregaram um pouco mais no acelerador e chegaram ao 2-0 no minuto seguinte, desta vez por Valdés, a passe de Liedson que, com a frente de ataque fechada, passou ao lado para o remate colocando a bola no caminho da baliza, desta vez com o guardião bracarense algo atrasado em relação à tentativa de defesa.

E se se podia pensar que o Sporting tinhas embalado, puro engano. Quatro minutos depois, o Braga reduziu para 2-1, com um golo de Paulo César que, saltando mais do que a defesa do Sporting, deu o melhor caminho a um centro da direita da autoria de Alan.

Embora se mantendo uma toada de parada e resposta de um e de outro lado, a verdade é que o perigo num e noutro lado não foi por aí além, destacando-se apenas um remate de André Santos por cima da barra.

Decorria o primeiro minuto da segunda parte e Rui Patrício foi obrigado a uma excelente defesa, confirmando o Braga a toada atacante que imprimiu desde o primeiro minuto de jogo.

Depois disto, receando qualquer coisa de menos positivo, o Sporting recuou depois de Liedson ter atirado fraco e à figura de Artur Morais e de logo de seguida ao lado, já que Vukcevic passou a jogar mais perto da linha média atrasada.

Com a entrada de Meyong e Hélder Barbosa (58’), Domingos Paciência tentou modificar o resultado mas foi Evaldo que obrigou Artur Morais a uma grande defesa.

Aproveitando uma bola lançada da sua área, Liedson surgiu só em frente de Artur Morais e atirou a bola à trave, ganhando a seguir um canto, se bem que quando recebeu a bola estava na posição de nítido fora de jogo, não assinalado pelo árbitro auxiliar (António Godinho). Uma falha que poderia ter dado o terceiro golo ao Sporting.

Num livre (68’) marcado por Hugo Viana, em posição frontal para a baliza de Patrício, obriga o guardião leonino a suster uma bola que foi à figura mas com muita força, tendo-se perdido a recarga.

Com os últimos dez minutos a sofrer, o Sporting remeteu-se mais à defesa, jogando mais devagar, deixando passar o tempo, que chegou aos 90+3 sem que o resultado tivesse sido alterado. Uma vitória que se ajusta, se bem que poucas décimas de valor.

Realce para Rui Patrício, Carriço, João Pereira, Valdês, Vukcevic e Salomão, pelo Sporting, e Artur Morais, Paulão, Paulo César, Miguel Garcia, Hugo Viana e Vandinho, no Braga.

Sob a direcção de Bruno Paixão (Setúbal), coadjuvado pelos assistentes, que teve dualidade de critério nalgumas faltas, auxiliado por António Godinho e Paulo Ramos – ambos com falhas na marcação dos foras-de-jogo, a grande “pecha” da maior parte dos jogos – as equipas alinharam:

Sporting – Rui Patrício; João Pereira, Carriço, Polga e Evaldo; Valdés, Zapater e André Santos; Postiga (Salomão, aos 5’, substituído depois por Nuno Coelho, aos 80’), Liedson e Vukcevic (Saleiro, aos 90+2).

Rio Ave – Artur Morais; Miguel Garcia, Moisés, Paulão e Silvio; Vandinho (Salino, aos 77’) e Hugo Viana; Alan, Moissoró (Hélder Barbosa, aos 58’), Lima (Meyong, aos 58’) e Paulo César.

Cartões amarelos para Valdés e André Santos (Sporting) e Miguel Garcia, Silvio, Alan e Vandinho (Sporting de Braga).

Artur Madeira

 

© 2025 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.