Sara Moreira (Maratona) e Nicolas Korir (Quénia) foram os vencedores da 36ª São Silvestre da Amadora, que registou a presença de cerca de oito centenas de atletas na que é a mais competitiva prova de fim-de-ano em Portugal.
Sara Moreira, depois de ter sido terceira e segunda classificada nos últimos três anos, mudou de estratégia e, após o tiro de partida, isolou-se rapidamente, ganhando quase meia centena de metros no primeiro quilómetro, distância que foi aumentando gradualmente até cerca dos 5 km, altura em que já levava 300 metros de vantagem sobre um grupo composto por Sandra Teixeira, Ercília Machado, Solange Jesus e as russas Eugénia Danilova e Maria Kovaleva.
Com este avanço, Sara mostrou que queria ganhar rapidamente e não mais foi vista, apesar de ter uma quebra, natural, na última parte do percurso, mas acabando a corrida ainda com mais de cem metros e dentro de um tempo bem razoável (33.56) face às dificuldades do percurso. Mais fortes no período final, as russas completaram o pódio, tendo chegado lado a lado.
Nos lugares seguintes ficaram as russas Danilova e Kovaleva (ambas com 35.13), Ercília Machado (Sp. Braga) e a queniana Hellen Jepkosgei, respectivamente com 35.20 e 35.32.
Ainda se ouviam os aplausos para Sara e as russas e já surgia no horizonte mais uma luta pelo pódio, mas masculino, com o queniano Korir e o português Manuel Damião a dirimirem a luta pelo triunfo na corrida, que sorriu a Korir mesmo em cima da linha de chegada.
Após a partida, um grupo constituído por Manuel Damião, Licínio Pimentel e a meia dúzia de estrangeiros presentes liderou todo o pelotão, que se foi desfazendo à medida que a distância aumentava, com Damião e Pimentel a alternarem a presença no grupo mas com o último a ceder na parte final ante a subida do jovem Varela e do eritreu Kifle, que chegou ao terceiro lugar do pódio.
Korir ganhou com 29.09 seguido de Manuel Damião (29.10), Goitom Kifle (29.16), Euclides Varela (29.27) e Licínio Pimentel (29.28).
O número de atletas chegados foi de 778, mais de uma centena em relação aos dois últimos anos.