Sábado 21 de Setembro de 2024

Atletismo – Europeu de Crosse: Dopagem em Espanha pode afectar rendimentos

As últimas notícias em relação a este 17º europeu de crosse, amanhã ao fim da manhã na pista da Aldeia das Açoteias (Albufeira), pode ficar afectado e eventualmente relacionado, pelo menos do ponto de vista psicológico e de imagem, ao recente escândalo de tráfico de substâncias proibidas protagonizado vários elementos ligados ao atletismo espanhol, incluindo a campeã mundial, o ano passado, dos 3.000 metros-obstáculos.

Pelo menos no seio da formação espanhola, de si já desfalcada pela sua vice-campeã europeia, Rosa Morató, que vão foi ao Algarve devido a lesão de última hora. Pelo menos foi isso que foi anunciado.

De resto, quanto ao recorde que se previa fosse batido em relação ao número de atletas presentes, só amanhã se poderá fazer o balanço, porquanto na lista de partida há países (Espanha e Inglaterra, em especial) que inscreveram mais do que o regulamentado, sabendo-se que o total de atletas permitidos em cada prova é de seis, quatro dos quais pontuarão para a classificação colectiva.

Na lista dos vencedores, Portugal é o segundo em títulos individuais conquistados (4 no masculino e por Paulo Guerra), sendo a Ucrânia a líder incontestada com os oito triunfos alcançados por Sergey Lebid. No feminino, Portugal ainda não obteve qualquer vitória individual (será amanhã, com Sara Moreira e ou Jessica Augusto?).

Como curiosidade, ainda, o facto de o triunfo com maior vantagem (9”) de tempo foi alcançado em 1999 e 2009, respectivamente pelo britânico Jon Brow e elo ucraniano Sergey Lebid, que volta a estar na competição. A menor vantagem (1”) verificou-se por seis vezes. No feminino, a maior vantagem foi de 15” (uma vez) e a mínima de 1”, esta por quatro vezes.

Para quem possa assistir às competições em directo (Via RTP), a partir das 14 horas de amanhã, aqui ficam os dorsais dos portugueses: Femininos – 403 – Jessica Augusto; 404 – Marisa Barros; 405 – Ana Dias; 406 – Dulce Félix; 407 – Sara Moreira; 408 – Anália Rosa. Masculinos: 397 – Youssef El Kalay; 398 – Eduardo Mbengani; 399 – Licínio Pimentel; 400 – José Rocha; 401 – Rui Silva; 402 – Rui Pedro Silva.

Haverá ainda, antes destas duas provas principais, corridas para os juniores e sub-23.

Artur Madeira

 

© 2024 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.