Sexta-feira 22 de Novembro de 2024

Maratona de Lisboa: Vinte e cinco anos a bater recordes

No dia 5 de Dezembro próximo cumprir-se-á a 25ª edição da Maratona de Lisboa, competição que, embora sem reunir, por norma, atletas de alto gabarito, continua a ser um marco importante no panorama das corridas longas, esta conjugando mais o binómio desporto e turismo. Daí a ausência dos grandes planos.

Motivos de interesse, para além dos 25 anos, são a comemoração dos 100 anos da maratona em Portugal, que deu origem a um livro da autoria de António Manuel Fernandes, ex-atleta e juiz da modalidade e actualmente director da Revista Atletismo e intitulado Cem Anos da Maratona em Portugal, documento que regista várias histórias reais e documenta, estatisticamente, os vencedores, os tempos registados e os locais onde se efectuaram.

Por outro lado, também se comemoram os 2.500 anos desde que foi criada este tipo de competição, que se registou no ano 490 a.C., num dia em que o guerreiro grego Filipiades, depois dos gregos terem afastado os persas na Batalha de Maratona, correu entre esta localidade a Atenas para ir dar a boa nova aos Atenienses. A distância percorrida foi na ordem dos 42 km que, mais tarde se confirmaram como 42.195 metros. A Embaixada da Grécia também colabora com a organização.

Outra efeméride é o facto de a Revista Atletismo ter entrado nas comemorações dos 30 anos de vida que terminam em 2011.

Para a maratona do dia 5 estão já inscritos 1.400, a que se juntam 1,200n na Meia-Maratona e mais 1.000 na prova aberta, o irá redundar numa presença global de cerca de 5.000 participantes. O ano passado completaram a maratona 1.153 atletas.

Em termos de atletas, releve-se a presença do vencedor do ano passado, Vasco Azevedo (2.20.42) e que também tinha ganho em 2007 e o ucraniano Olekiy Rybalchenko, que foi segundo (2.22.16). No lado feminino, referência para as russas Marina Kovaleva (2.39.45) e Ekaterina Shiahova (2.45.46). O ano passado venceu a também russa Yulia Mochalova (2.40.45). Este ano estreiam-se os quenianos Kurgat Nixson e Anthony Maritim.

A partida e chegada terão lugar no Estádio 1º de Maio (INATEL) na Avenida Rio de Janeiro.

Artur Madeira

 

© 2024 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.