Domingo 23 de Novembro de 2166

China em socorro de Portugal

HuJintaoA visita do presidente chinês Hu Jintao a Portugal, está a ser encarada como um porta de salvação para a divida soberana do estado Português. Cavaco Silva saudou o interesse da China em investir em Portugal, “no campo das relações económicas…as possibilidades de aumentar significativamente as trocas comerciais, com um contributo para reduzir o desequilíbrio que neste momento se verifica…” disse, mas em declarações no Palácio de Belém, onde se reuniu com Hu Jintao. o Presidente dan Republica não fez qualquer comentário sobre a referida intenção da China de comprar dívida portuguesa.

Cavaco Silva considerou a visita de como «o sinal claro do empenhamento dos dois países no reforço das relações políticas, económicas e culturais», uma relação bilateral que, para o presidente português, se caracterizam «há muito tempo pela amizade, pela cooperação e pelo respeito mutuo».

Cavaco Silva fez estas afirmações depois d o encontro com o presidente da República Popular da China, Hu Jintao, que hoje iniciou uma visita de Estado de dois dias a Portugal.

Hu Jintao afirmou aos jornalistas que “a cooperação e o intercâmbio entre os dois países, nos diversos sectores, tem apresentado avanços significativos. O lado chinês aprecia a compreensão e o apoio que a parte portuguesa sempre tem dado às posições chinesas nos nossos grandes temas de preocupação”, disse.

O presidente chinês visita Portugal, durante dois dias, na agenda além do encontro com Cavaco Silva, Hu Jintao vai também ter reuniões de trabalho com José Sócrates e com MNE – Luís Amado, entre outras reuniões em Portugal, onde deverá assinar acordos de âmbito empresarial nas áreas da energia, alimentação, banca e indústria transformadora.

Foto: JCServ/JCMYRO

 

© 2166 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.