Segunda-feira 24 de Novembro de 6679

Albufeira vai bater todos os recordes

SPARCrossAlbufeiraA menos de dois meses da data marcada, a cidade de Albufeira já canta uma dupla vitória como sede do 17º Campeonato da Europa de Corta-Mato, que se ali se efectuará em 13 de Dezembro próximo e que esta manhã foi apresentado por Dissidério Silva (Presidente da Câmara, e Fernando Mota (Presidente da Federação).

A primeira, pelo facto de ter sido a escolhida pela Associação Europeia de Atletismo; a segunda porque, após as inscrições preliminares, já foram registados 507 atletas de 34 países, o maior número de sempre na história desta competição.

Paulo Guerra, penta-campeão europeu desta especialidade, é o padrinho da competição, agora que terminou a sua carreira recheada de êxitos, enquanto o percurso foi melhorado para este evento, o principal da Europa nesta altura do ano e no que ao atletismo se refere.

Ainda é cedo para se saber a composição das equipas portuguesas (masculina e feminina nos vários escalões etários), apesar de o chamado núcleo “duro” estar praticamente definido, se bem que ainda se efectuem duas provas de observação (7 e 13 de Novembro) para o alinhamento final.

Nas dezasseis edições já passadas – recorde-se que este europeu como que foi “exigido” por Portugal e Espanha, segundo por França e Grã-Bretanha, para tentar subverter a desmotivação inerente ao mundial, que os africanos passaram a dominar a seu bel-prazer – Portugal dominou, a par de britânicos e franceses que, aliás, se encontram no pódio.

Portugal conquistou já 42 medalhas (16 de ouro, 15 de prata e 11 de bronze), sendo que os britânicos estão muito à frente (61 – 25-22-14) e os franceses fecham o pódio, com 46 (14-13-19).

Bons despiques em perspectiva para Dezembro, numa competição que é apoiada pela Câmara Municipal de Albufeira.

 

© 6680 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.