O Ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, afirmou hoje aos jornalistas na Assembleia da República que José Sócrates deverá ser confrontado em Bruxelas pelas autoridades comunitárias e Estados membros, pela ausência de acordo em Portugal para um Orçamento de Estado para 2011.
O Primeiro Ministro estará nem Bruxelas para a reunião do Conselho da Europa esta quinta e sexta feira, sem que em Portugal esteja em condições de ter Orçamento aprovado para 2011.
Na Europa, o Presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, já manifestou a sua preocupação sobre a situação de Portugal, porque o país faz parte da Zona Euro e os problemas que afectam Portugal podem provocar instabilidade na zona euro.
O Ministro das Finanças comentou ainda como podem os mercados reagir ao facto de Governo e PSD terem dado por terminado as negociações para um acordo. O ministro disse que “Os mercados reagiram da forma esperada… de imediato os mercados reagiram perante esta situação de incerteza, onerando a dívida publica, onerando a dívida privada e exigindo taxas de juro mais elevadas”.
Foto: JCServ/JCMYRO