Cavaco Silva anunciou esta noite no CCB a sua recandidatura à Presidência da República em 2011.
{jathumbnail off}Chegou ao Centro Cultural de Belém, na companhia de Maria Cavaco Silva e os dois filhos, dirigiu-se ao piso superior do CCB onde está a Sala Fernando Pessoa, reservada para o anúncio e onde já aguardavam os seus convidados e amigos. João Lobo Antunes e Luís Palha conduziram ao interior da sala o agora candidato.
Aí Cavaco Silva começou ouviu muitos aplausos, dirigiu-se ao palanque para fazer o anúncio já muito aguardado, “Quero anunciar aos portugueses que depois de uma profunda reflexão decidi recandidatar-me. Uma decisão como esta nunca é fácil” , afirmou.
Cavaco Silva disse que foi importante e decisivo o apoio da mulher, Maria Cavaco Silva, e da família, para avançar com a recandidatura, já que estavam em causa razões pessoais e familiares.
O Professor disse que “Com a minha experiência e os meus conhecimentos, posso ajudar o país a encontrar um rumo de futuro e vencer as dificuldades…”.
“O meu partido é Portugal”
Durante o discurso o actual chefe de Estado referenciou por várias vezes as palavras “gravidade” e “dificuldades” para caracterizar o estado do país, e perante o estado em que se encontra o o país, e dos sacrifícios pedidos aos portugueses, tomou a decisão de que a sua campanha irá ser “sóbria e contida nas despesas para não ultrapassar metade do valor permitido pela lei em vigor…sabe que poderá ser prejudicado mas que não vai recorrer a cartazes de rua”.
Cavaco Silva abordou o tema Forças Armadas, , disse que estão em curso transformações profundas e que ao PR como comandante supremo das Forças Armadas cabe-lhe defender e garantir a sua unidade e a sua coesão.
Cavaco Silva caracterizou o seu actual mandato, como independente, respeitável e moderador, no intuito de garantir segurança dos sistema politico.
Para terminar agradeceu aos mandatários durante a campanha, a João Lobo Antunes, mandatário nacional, Luís Palha, director de campanha, Joana Carneiro, mandatária da juventude, Diogo Vasconcelos, mandatário digital e Vasco Valdez, mandatário financeiro.
Fotos: JCServ/JCMYRO