Rui Silva (Sporting) é o atleta mais credenciado para vencer a 30ª Corrida do Tejo, que a Câmara Municipal de Oeiras promove no próximo domingo (partida pelas 10 horas), entre Algés e Oeiras, ocupando (e fechando) toda a Marginal nos dois sentidos, com o apiio do NIKE.
Com a lotação esgotada (10.000 atletas) antes do fecho das inscrições, a festa voltar à Marginal e, sem dúvida, com um colorido bem diferente dos restantes dias do ano, onde o automóvel é rei.
Para o medalhado olímpico, “o meu objectivo é fazer melhor que no ano passado, onde fui segundo, pelo que só vou pensar na vitória”. Agora completamente virado para as distâncias maiores (vai apostar nos 5.000 e 10.000 metros em pista), Rui Silva tentará juntar mais 10 km aos mais de 42 que já cumpriu em duas meias-maratonas, com andamentos vivos, que integram o plano de preparação para 2011.
Outra estrela presente é o jovem João Silva, internacional de Triatlo e que se encontra no 5º lugar do ranking mundial deste ano no que se refere ao apuramento para os Jogos Olímpicos de Londres (2012), que não será um adversário para Rui Silva mas, por certo, poderá chegar ao pódio.
Depois de 807 participantes no ano inicial (1981), trinta anos depois chega-se a 10.000 –apesar dos muitos que ficaram de fora – o que diz bem do interesse por esta corrida, do ponto de vista da prática da actividade física com pouco interesse competitivo, o que é benefúicio para a saúide de todos os cidadãos.