As equipas (masculina e feminina) do Maratona Clube de Portugal conquistaram mais um título de campeão europeu de estrada, nas competições que tiveram lugar em Torres Vedras, esta manhã.
No sector masculino, Hermano Ferreira (Conforlimpa) superiorizou-se a todos os concorrentes com relativa facilidade, uma vez que cumpriu os 21.097 metros no tempo de 1.01.24, uma excelente marca, deixando o segundo, Nuno Costa (Maratona) a 27 segundos. Terceiro lugar para Rui Pedro Silva (Maratona), com 1.02.55.
Em termos colectivos, o Maratona sagrou-se campeão, somando 16 pontos, seguidos do Conforlimpa (24) e Kromeriz (Rep. Checa), com 58.
No lado feminino, Dulce Félix (Maratona) repetiu o triunfo do ano passado, chegando ao fim dos 15 km em 50.31, deixando a segunda classificada, a sua colega de equipa Anália Rosa a 33 segundos. O último lugar do pódio foi conquistado por Filomena Costa (Sp. Braga), com 52.09.
O Maratona juntou mais um título, com o total de 7 pontos, seguido do Sporting de Braga (17) e da representante de Espanha (28).
De ano para ano, esta competição cada vez tem menos interesse, dado que, na edição de hoje, apenas estiveram presentes 8 equipas no sector masculino e só cinco no feminino. Não ferindo o mérito dos triunfos portugueses, de certo que do ponto de vista técnico deixa muito a desejar.
Este ano o maior “rombo” veio da ausência das equipas russas, as que mais luta tem dado às portuguesas. O futuro não se apresenta muito risonho.