Segundo estudo da Eurosondagem feito para a SIC, Expresso e Rádio Renascença, a maioria dos portugueses afirma que PSD deve aprovar o orçamento e que se orçamento for chumbado o Governo não deve demitir-se.
Na mesma sondagem, a maioria esmagadora dos portugueses diz que já decidiu poupar ainda mais no próximo ano, perante as novas medidas de austeridade. Muito menos são aqueles que afirmam que vão procurar fora de Portugal a solução para o problema do desemprego, ou até procurar um segundo emprego. A opção menos escolhida passa por trabalhar por conta própria ou de mudar emprego. Poupar, poupar e poupar é o lema que os portugueses passam a interiorizar nos tempos que se adivinham .
A greve Geral é abordada nesta sondagem, e a maioria dos portugueses concorda com a convocação mas não de uma forma muito clara.
Dados da ficha técnica da sondagem:
Estudo de Opinião efectuado pela Eurosondagem, S.A. para o Expresso, SIC e Rádio Renascença, de 06 a 12 de Outubro de 2010.
O Universo é a população com 18 anos ou mais, residente em Portugal Continental e habitando em lares com telefone da rede fixa.
A amostra foi estratificada por Região (Norte – 19,8%; A.M. do Porto – 14,5%; Centro – 30,0%; A.M. de Lisboa – 26,3%; Sul – 9,4%), e aleatória no que concerne ao Sexo e Faixa Etária, de onde resultou Feminino (51,0%), Masculino (49,0%) e 18/30 anos (19,2%), 31/59 anos (49,5%) e 60 anos ou mais (31,3%), num total de 1.021 entrevistas telefónicas validadas, que correspondem a uma taxa de resposta de 79,8%.
O objecto da sondagem foi a intenção de voto para eleições legislativas, a actuação de órgãos de soberania e líderes partidários, e questões de âmbito político e social da actualidade.
O resultado projectado da intenção de voto, é calculado mediante um exercício meramente matemático, presumindo que os 21,7% respondentes “Ns/Nr” se abstêm.
O erro máximo da Amostra é de 3,07%, para um grau de probabilidade de 95,0%.
Foto: DR