A Assembleia Geral da ONU elegeu hoje Portugal ,a Colômbia, Alemanha, Índia, e África do Sul para o Conselho de Segurança para mandatos de dois anos, com inicio a 1 de Janeiro de 2011.
Estes países vão substituir Áustria, Japão, México, Turquia e Uganda, cujo mandato de dois anos chega ao fim em 31 de Dezembro.
Para serem eleitos para o Conselho, os países candidatos precisaram de uma maioria de dois terços dos votos dos Estados-Membros que estão presentes e votantes numa Assembleia de 192 membros. Os lugares são atribuídos com base em agrupamentos geográficos.
Os dois assentos disponíveis para os Estados europeus ocidentais e outros foram contestadas pela Alemanha, Portugal e Canadá, com a Alemanha vencendo um banco com 128 votos no primeiro turno. A competição entre o Canadá e Portugal foi para uma segunda rodada, mas depois o Canadá retirou deixando o caminho para a eleição de Portugal como elemento não permanente no Conselho com 150 votos. A Colômbia, Índia e África do Sul sem oposição, foram eleitos para representar suas respectivas regiões, tendo recebido 186 votos, 187 votos e 182 votos, respectivamente, na primeira rodada de votação.
Os cinco membros permanentes são China, França, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos.
Foto: DR