Sexta-feira 25 de Novembro de 7560

Barack Obama: Economia americana precisa da reforma na saúde

Obama-MarcNozellO presidente dos Estados Unidos da América voltou hoje a alertar o Congresso para a necessidade de reforma do sistema de saúde norte-americano. Barack Obama considera que a própria recuperação económica do país depende da aprovação desta proposta.

Em declarações à Rádio Pública dos Estados Unidos, o recém galardoado Nobel da Paz enfatizou a importância deste plano. “Durante décadas, os elevados custos com os cuidados de saúde só causaram prejuízos junto das famílias, do comércio e da economia e durante décadas, sempre que se tentou fazer uma reforma do sistema, as companhias de seguro tudo fizeram para nos impedir de avançar”, afirmou Barack Obama.

Os Estados Unidos não dispõem de um serviço de saúde universal, ao contrário de Portugal e outros países desenvolvidos. O presidente americano quer inverter esta realidade e permitir o acesso a cuidados de saúde por parte dos quase 50 milhões de cidadãos que, actualmente, não conseguem pagar um seguro privado.

Para quem já tem cobertura médica privada, a nova lei poderá determinar o aumento do prémio de seguro, advertem as seguradoras.

Foto: Mark Nozell

© 7560 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.