Quinta-feira 21 de Novembro de 2024

Europeu de Barcelona: Portugal em quatro finais no encerramento

JessicaAugusto2BarcelonaTermina este domingo, mais uma edição do Campeonato da Europa de Atletismo, onde Portugal já conquistou três medalhas (uma de prata e duas de bronze) e tem ainda hipóteses de chegar a uma quarta ou até a uma quinta, mercê da categoria de Jessica Augusto e Sara Moreira que, nos 5.000 metros, podem fazer “estragos”. Aliás, até pode chegar uma sexta nos 4×100 metros, se tudo correr de forma perfeita.

Isto porque não se acredita – pese embora prognósticos … só no final – que os nossos representantes presentes nas finais da maratona e nos 3.000 metros obstáculos possam lá chegar. Amanhã se verá.

Quanto ao dia de hoje, o balde de água fria surgiu (ou talvez não, dependendo do conceito de cada um) com a não confirmação da disponibilidade de Marisa Barros para chegar à medalha (foi 8ª, com 2.35.43, a mais de quatro minutos da vencedora, tendo terminado 36 das 43 participantes), depois de ter andado na frente até aos 25 km e pelo facto de ter antes referido que estava pronta para a medalha.

Comandar não é o mesmo que avançar, como se verificou, porquanto quando a lituana Zivile (que foi a campeã) deu um esticão e todo o pelotão da frente ficou “parado”. É nestas alturas que se tem de reagir, mudar de andamento e colar-se na frente. Marisa acabou em sofrimento e merece o nosso apoio mas corridas e objectivos tem muito que se lhe diga.

Na mesma prova, onde Portugal alimentava a esperança de lutar pelas medalhas na Taça da Europa, só Ana Dias também concluiu (18ª com 2.41.02) e ficou arredado até de pontuar, isto porque quer Fernanda Ribeiro quer Mónica Rosa não concluíram a prova.

De tarde, Patrícia Mamona, embora ao nível dos 14,12 que foi o recorde nacional alcançado na fase de qualificação, não conseguiu ir além dos 14,07 na final do triplo-salto, que correspondeu a um excelente oitavo lugar.

Para amanhã, último dia do campeonato, o calendário dos portugueses é o seguinte:

09h05 – Maratona – José Moreira, Luís Feiteira, Fernando Silva, Hermano Ferreira e Alberto Chaíça.

18h35 – 4×100 m – Equipa nacional com Ricardo Monteiro, Yazaldes Nascimento, Francis Obikwelu e Arnaldo Abrantes, na perspectiva de poder lutar pelas medalhas, uma vez que nas meias-finais fez o terceiro melhor tempo de todos os registados.

19h15 – 3.000 m. Obst. – Alberto Paulo à procura do brilhantismo.

19h40 – 5.000 m – Sara Moreira e Jessica Augusto numa final à procura de medalhas. São líderes do “ranking” europeu, pelo que tem de o demonstrar.

 

 

© 2024 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.