O assunto já era do conhecimento público e apenas faltava o sim do atleta, porquanto a Federação Portuguesa de Atletismo e o Comité Olímpico de Portugal já tinham chegado a acordo para que o recordista europeu (9,86) dos 100 metros, Francis Obikwelu, continuasse no activo depois de, o passado, ter anunciado o fim de carreira.
Desta forma, Francis foi reintegrado no programa de preparação olímpica, com efeitos retroactivos a Janeiro deste ano. O que também não deixa de ser uma abertura para outras aberturas idênticas, se vierem a ser pedidas.
Para além de detentor do recorde europeu, Francis conta no seu currículo com uma medalha de prata no hectómetro dos Jogos de Atenas (2004), e com o Ouro em 100 e 200 metros nos Europeus de 2006 em Gotemburgo.
O atleta conquistou também o Ouro nos 100 metros dos Europeus de Munique, competição na qual arrecadou também a medalha de prata nos 200 metros.
Sem outras funções que não as de treinar e competir (a sua Fundação está sem actividade), e sem mazelas físicas à vista, sem dúvida que é uma boa notícia para o atletismo nacional.
Um “handicap” com vista à conquista de medalhas? O mundial de 2011 logo dirá.