Foi brilhante, para as cores portuguesas, a parte da tarde da jornada de hoje do europeu de atletismo, dado que Naide Gomes conquistou a medalha de prata, Jessica chegou ao bronze e Francis, de alguma forma inesperada, podia ter chegado também à prata ou ao bronze.
Naide, que fez o seu melhor desta época (6,92), foi traída pelos nervos e nos dois últimos ensaios não conseguiu “equilibrar-se” para o ouro. Mesmo assim, regressou aos êxitos e isso é importante. A letã Ineta, que venceu com a mesma marca, teve os saltos seguintes sempre melhores que Naide, o que serviu de desempate a seu favor.
Jessica fez uma prova sempre na frente, até que a turca decidiu ir embora (o que fez com a maior das facilidades, como se esperava), e soube gerir a prova talvez sem contar com a russa que, na última volta a ultrapassou, para conquistar a medalha de bronze neste europeu, antes de rumar para Génova para junto do seu namorado o guarda-redes Eduardo. Jessica cumpriu os 10.000 metros no bom tempo de 31.25,77.
Sara Moreira não suportou o andamento (ou talvez se tenha defendido para os 5.000 metros de 6ª feira…) e desistiu, enquanto Dulce Feliz terminou no 9º lugar (33.12,93).
Por último mas ainda dentro do brilhantismo que se referiu, Francis Obikwelu ultrapassou as melhores expectativas que se podiam esperar (quiçá para ele próprio) e acabou os 100 metros a lutar pela medalha de ouro.
Na meia-final fez o oitavo melhor tempo com 10.25 e na final conseguiu o seu melhor deste ano (10,18), que só não valeu uma medalha porque não foi mais rápido a baixar o torso quando da chegada à linha final. Foi pena mas valeu a pena. Temos homem ainda para os Jogos Olímpicos de Londres (2012). Recorde-se ainda que se mantém recordista europeu e destes campeonatos.
Para amanhã, o calendário dos portugueses é o seguinte:
09h15 – Vara – Edi Maia entra na qualificação para tentar chegar aos 5,55 feitos em Portugal, que talvez cheque para ir à final.
10H30 – 200 M – Estreia de Arnaldo Abrantes na primeira ronda da qualificação, onde também estará (se recuperar bem esta noite) Francis Obikwelu.
11H30 – Triplo-salto – Patrícia Mamona na qualificação, partindo com a marca de 14,01.
17H45 – 5.000 m – Estreia de Eduardo Mbengani em competições deste nível, tendo Youssef el Kalay (que esteve nos 10.000 metros) na outra série, sendo o objectivo passar à fase seguinte, neste caso a final, o que não vai ser nada fácil entre os trinta participantes, para onde se apurarão apenas 15.
18H55 – 200 – Meia-final, esperando-se com a presença dos dois portugueses.