Ainda que tenha dominado no encontro realizado na Amadora, o FC Porto cometeu erros de mais para poder conseguir uma “remontada” para dar a volta ao resultado, acabando por perder por um 0-2 sem “espinhas”, que até podia ter sido mais dilatado.
Tendo demonstrado uma superioridade territorial (posse de bola) de 68/32% e ter rematado mais (12-11), os portistas acabaram por chutar para a baliza apenas por três vezes, enquanto os amadorenses fizeram cinco, no que resultado os dois golos do triunfo, justo, ante uma equipa portista “acabrunhada”, sem ação e muito menos reação ao que foi acontecendo ao longo dos noventa e tal minutos do jogo.
Sem chama nem alma, muito menos antídoto para alterar o rumo dos acontecimentos, o FC Porto sofreu o primeiro golo (38’) depois de um lançamento largo desde o meio-campo amadorense, com a bola a, na trajetória, bater na cabeça de outro jogador do Estrela e seguir para trás dos centrais portistas, que não tiveram pernas para fazer parar Kikas, que seguiu em frente e rematou para dentro da baliza, depois do guardião ter saído para tentar defender.
Kikas que andou, desde o princípio, a “encher” a cabeça dos defesas portistas, que encontraram muitas dificuldades para o segurar, o que acabou no golo referido.
No final do primeiro tempo, o Estrela rematou 5-3, dos quais 3-1 para a baliza, se bem que os portistas tivessem tido mais posse de bola (60/40%), que só rende se houver remates para a baliza, o que não aconteceu.
No segundo tempo, o FC Porto voltou a entrar apagado, desorientado e desorganizado, o que aproveitou o Estrela para manter a pressão alta, chegando ao 2-0 (62’) por Alan Ruiz, na marcação de uma grande penalidade, na sequência da falta cometida pelo guardião Cláudio Gomes sobre o atacante amadorense.
As substituições náo surtiram efeito e foi ainda Jovane que teve o 3-0 nos pés, mas rematou para o ferro e a jogada perdeu-se.
Apenas com três jogos para se jogar (ainda que falta completar os encontros a realizar este domingo e na segunda-feira), a Liga Betclic está ao rubro em relação aos dois primeiros lugares (Benfica-AVS SAD, este domingo (18h) e Boavista-Sporting (20h30) – bem como para os lugares em aberta nas competições europeias.
Neste sábado, o Gil Vicente venceu (1-0) o Farense e o Santa Clara derrotou (2-0) o Arouca, com os algarvios cada vez mais últimos, tal como o Boavista, que recebe leões “esfomeados”, em especial Gyokeres, que quer chegar aos 100 golos e vencer os títulos de melhor marcador europeu e nacional.