Domingo 20 de Abril de 2025

Benfica sofreu, mas torneou um Guimarães muito ativo e voltar a “morar” com o Sporting no comando da Liga Betclic

 

SLB VS MOREIRENSE 202501 (6)

CN / Fernando Correia – Arquivo

Com quatro jornadas para se concluir a Liga Betclic de 2024/2025, Sporting e Benfica continuam de mãos dadas na liderança da Liga Betclic, depois dos encarnados terem, epicamente, “brindado” o Guimarães com três golos sem resposta.

No entanto, apesar desta vantagem benfiquista mais ou menos dilatada, a verdade é que os vimaranenses estiveram sempre na vanguarda da estatística, porque remataram mais (17-8, dos quais 6-7 para a baliza), tiveram mais posse de bola (58/42%), fizeram mais passes (432-327) e obtiveram uma melhor precisão nos passes (85/75%), de que nada valeram para o resultado.

Isto porque o Benfica foi mais pragmático, mexeu “menos” na bola, mas tirou mais proveito e marcou três golos.

No primeiro quarto de hora, os milhares que encheram o Estádio Dom Afonso Henriques – há que modificar a legislação por forma a sancionar quem leva e usa os artefactos que, uma vez mais, obrigaram a interromper o jogo, mas numa escala mais a sério – o Guimarães disse ao que ia e, no segundo minuto, teve oportunidade para marcar (Telmo Arcanjo) mas a bola saiu ao lado da baliza de Trubin.

Assim se passaram estes minutos até que o Benfica deu o primeiro aviso (18’) quando o guardião da equipa da casa (Bruno Varela) teve de se lançar aos pés do dianteiro benfiquista para evitar o golo eminente.

Pouco depois (21’), mais “aquecido”, o Benfica chegou ao golo, depois de uma arrancada pela esquerda, a bola foi lançada para o meio da grande área, onde apareceu Pavlidis a fazer o 1-0, com a defesa da formação minhota a facilitar, porque o grego não teve ninguém a marcá-lo.

Este golo aumento o “ego” benfiquista e Pavlidis ainda (28’) introduziu a bola na baliza de Varela mas, como estava na posição de fora de jogo, o golo não foi validado.

Até final da primeira parte, o Benfica continuou a controlar o jogo, mas foi o Vitória que (34’) esteva na calha para empatar, mas Trubin defendeu um remate em que a bola estava apontada para a baliza, como o tinha feito minutos antes. Ainda assim, o intervalo chegou com o 1-0 para os encarnados.

No segundo tempo, Di Maria foi substituído (devido a não estar nas melhores condições físicas), e voltou o Vitória a (54’) a ter oportunidade para empatar, não fosse Trubin estar atento e ter afastado o perigo, num período em que passou a haver maior equilíbrio.

Cerca da uma hora de jogo, o jogo foi interrompido devido a tochas que foram enviadas para dentro do relvado, enquanto o Benfica entrou no “forcing” final para dilatar a vantagem, numa altura em que aproveitava uma maior “frescura” da equipa e um certo desalento do Vitória, tendo chegado ao 2-0 (77’) com um golo obtido por Carreras, que segurou a bola, foi em frente e rematou à vontade.

Sete minutos depois, com o Vitória mais “desalentado”, o Benfica fez (84’) o 3-0, de novo com Pavlidis a ser o “abono de família”, para marcar o 17º golo no campeonato, saltando para o segundo lugar dos melhores marcadores da época.

No campeonato da “Europa”, o Sporting de Braga desceu à Costa do Estoril e, em vinte minutos, resolveu o assunto do resultado, chegando ao 2-0 com que terminou a partida.

Gharbi (5’) inaugurou o marcador, repetindo o feito (21’), o que acabou por deitar “por terra” um Estoril que não esteve tão bem como se previa, se bem que os bracarenses tivessem tido mais posse de bola (62/38%), a grande vantagem, porquanto nos remates (6-5, dos quais 3-3 para a baliza) a empatia foi diminuta, pelo que o Braga subiu ao 3º lugar, com mais um ponto que o FC Porto, numa outra luta que vai perdurar até final da competição.

Nos outros jogos disputados neste sábado, o Gil Vicente foi vencer ao Nacional da Madeira por um expressivo 3-0 (golos de Félix Correia (2) e Pablo), enquanto o AVS SAD recebeu e empatou (1-1) com o Casa Pia, com golos de Akinsola e Cauê, respetivamente. O Arouca jogou em casa e derrotou (1-0, golo de Nandin) o Estrela da Amadora.

Na cauda da classificação, Boavista e Farense estão nos últimos lugares (ambos com 21 pontos), com o AVS SAD (24) e o Estrela da Amadora (26) logo a seguir, a tentarem fugir à despromoção direta.

Classificação que continua a ser liderada pelo Sporting e Benfica (72 pontos), seguido do Sporting Braga (63), FC Porto (62), Guimarães (48), Santa Cara (47), Famalicão (43), Casa Pia (41), Estoril (39), Moreirense (35), Rio Ave e Arouca (33), Nacional (32), Gil Vicente (29), Estrela da Amadora (26), AVS SAD (24) e Boavista e Farense (21).

Nos marcadores, Gyokeres (Sporting) é o rei incontestável (34); à frente de Pavlidis (Benfica), 17; seguindo-se Samu (FC Porto), 16; Clayton (Rio Ave), 13 e Ricardo Horta (Braga), 10.

Na sexta-feira, dia 25, o Famalicão-Sporting de Braga (20h30) abre a 31ª jornada, seguindo-se o Estrela da Amadora-FC Porto (20h30) no sábado, e o Benfica-AVS SAD (18h) e Boavista-Sporting (20h30) no domingo, com o Casa Pia-Estoril a fecharam a ronda na segunda-feira (20h15).

 

© 2025 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.