Sábado 19 de Abril de 2025

Sporting e FC Porto venceram e pressionam Benfica para o jogo frente ao Guimarães na Liga Betclic

20240519_scp_chaves_202

Central Noticias / Arquivo

Entrando a pressionar em toda a linha, com o Estádio José Alvalade repleto de um público expetante pelo triunfo leonino, o Sporting depressa deu a entender que queria ganhar e … depressa, tal a pressão inicial.

No entanto, apesar de ter conseguido, com alguma facilidade, chegado perto da baliza do Moreirense, os leões – tendo como lanças bem afiadas para o golo como Gyokeres, Trincão e Catamo – não conseguiram marcar tão cedo como se propuseram.

Mas Gyokeres estava atento e, mais do que isso, demonstrava uma “fome” de marcar golos pelo que chegar ao “hat-trick” podia ser um objetivo concretizável.

E para começar a “fabricação”, o avançado sportinguista abriu o ativo (12’) enviando a bola para o fundo da baliza, depois de aproveitar uma certa apatia na defesa do Moreirense (com quatro adversários e mais o guarda-redes).

Ganhando o gosto especial por golos, Gyokeres gastou mais 13’ (aos 25’) para chegar ao 2-0, resultado que pecava por escasso tal a superioridade leonina em campo.

Ainda assim, o resultado não sofreu alteração até ao intervalo, com os leões a fazerem 16-2 remates, dos quais 8-0 para a baliza, numa posse de bola de 69/31%, números que se foram mantendo para o segundo tempo, ainda que com um resultado diferente.

Gyokeres concretizou o “hat-trick” (52’), fazendo o 3-0 para Cedric (56’) reduzir para 1-3.

Até final, o Sporting continuou nas linhas dos homens de Moreira de Cónegos, mas a “chama” foi amornando e o 3-1 acabou por ser o resultado, que garantiu aos leões mais três pontos, como que “obrigando” o Benfica, neste sábado, a ganhar em Guimarães, sob pena de perder a liderança que tem mantido com o Sporting.

Na estatística final, o Sporting somou 20-6 remates, do quais 10-2 para a baliza, numa posse de bola de 64/36%, correspondente a 606 passes contra 335, com uma percentagem de acerto de 90/82%.

No Dragão, o FC Porto conquistou mais um triunfo – ficando a dez ponto do topo da tabela classificativa – ao vencer o Famalicão com alguma dificuldade, numa partida em que o jovem Rodrigo Mora voltou a ser o “salvador”, ao marcar os dois golos portistas.

Mora abriu o marcador (20’) e (57’) chegou ao segundo golo para o FC Porto, tendo Pedro Gondo reduzido (82’), cifrando-se o triunfo portista num 2-1, que também indiciou algumas dificuldades tias pela equipa nortenha, que apenas fez 8 remates contra os 12 dos visitantes, ainda que os 6-4 para a baliza corresponderam ao triunfo portista, numa posse de bola de 58/42%.

Gonçalo Borges (Famalicão) foi expulso (90+4’).

Em Vila do Conde, o Rio Ave não foi além de um empate (1-1) frente ao Santa Clara. Numa partida em que os açorianos foi quem mais mandou em campo, mas faltou-lhe a pontinha de sorte para poder vencer e ficar mais perto do Guimarães.

André Luiz (25’) abriu o marcador e Sidney Lima (85’) empatou, num encontro em que os visitantes mandaram em tudo: 17-8 em remates, dos quais 5-3 para a baliza e uma posse de bola de 51/49%.

Em Faro, o Sporting Farense perdeu (0-1) e juntou-se ao Boavista, ambos com 21 pontos, na cauda da tabela, vendo o tempo a “fugir” para evitar a descida à II Liga.

O golo do Boavista – com treinador em estreia – foi marcado por Joel Silva (68’), num jogo onde os donos da casa foram sempre superiores (menos nos golos) com 12-6 em remates para a baliza, dos quais 4-2 para a baliza, numa posse de bola de 51/49%.

Neste sábado, realce para o Guimarães-Benfica (20h30) e o Estoril-Sporting de Braga (18h) que lutam para ficar nos lugares de apuramento para as competições europeias, completando-se a 30ª jornada da Liga Betclic com os jogos Nacional-Gil Vicente e AVS-SAD-Casa Pia (ambos às 15h30) e Arouca-Estrela da Amadora (18h).

 

© 2025 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.