Terça-feira 15 de Abril de 2025

Arouca “infernizou” o Benfica na Luz e Sporting voltou à liderança

liga portugal 2024 bola

Liga Portugal

Ainda que dominando o jogo, o Benfica “escorregou” ante um Arouca mais feliz – aproveitando as oportunidades que foram surgindo – para conseguir um empate (2-2) no Estádio da Luz, quando os encarnados dispunham de dois pontos de vantagem sobre os leões e perderam-na, a quatro jornadas do jogo quiçá mais decisivo para a definição do título de campeão.

Mesmo assim, a verdade é que o Benfica só conseguiu abrir o marcador aos 60’, quando Korçú meteu a bola na baliza visitante, situação que não afetou o Arouca porquanto (72’) aproveitou uma grande penalidade para chegar ao 1-1, com Yalçin a marcar.

A vantagem “aritmética” dos encarnados, no decorrer do primeiro tempo, não foi por aí além, completando a parte inicial com um 0-0 mais ou menos insólito (mandou uma bola ao poste), mas são coisas que acontecem no mundo do futebol.

No segundo tempo, o Benfica adiantou-se, mas a qualidade do futebol praticado – com tudo o que está associado – não foi suficiente para alterar muito a situação até aí vivida, se bem que Pavlidis (79’) tivesse colocado a equipa da Luz, de novo, em vantagem, deixando-se apanhar no tempo de compensação, quando (90+5’) o Arouca, através de um golo de Weverson chegou ao 2-2, numa altura em que, animicamente, não era possível reverter o que se estava a prever.

O Benfica rematou mais (26-8, dos quais 8-5 para a baliza) e também dominou na posse de bola (55/45%) mas nem sempre estas vantagens correspondem a vitórias, como sempre se espera.

Por seu lado, o Sporting de Braga também não deixa que o FC Porto se aproxime muito e, em fim de tarde inspirado, goleou (4-1) o AVS-SAD sem grandes problemas, pelo menos depois de Ricardo Horta, sempre oportuno, abrir o marcador logo aos 5’, dando uma vantagem que mentalmente foi um excelente tónico.

Vinte minutos depois (26’) Racic fez o 2-0 e (37’) o mesmo jogar bisou para se chegar ao 3-0, vantagem muito boa, mas que não era suficiente para a segunda parte, considerando que os visitantes marcaram aos 45+1’ (Rafael Rodrigues), chegando-se desta forma ao intervalo.

No segundo tempo, os bracarenses mantiveram o controlo sobre tudo e acabaram por chegar ao 4-1 com um golo de Ouazzanini (90+3’) e manter a vantagem de um ponto sobre o FC Porto.

O Braga rematou mais (18-4, dos quais 8-2 para a baliza), tendo uma posse de bola de 64/36%, que resume a superioridade dos homens do Minho, que continuam bem encaminhados.

Na Amadora, o Estrela recebeu um dos últimos classificados (Farense) e acabou por perder (0-1), com um golo marcado por Rui Costa (47’), em encontro que os da casa foram superiores (13-10 remates, pese embora para a baliza tenha sido o Farense a acabar na frente com 5-3, com 59/41% de posse de bola para os estrelistas, ainda que sem brilho.

Por último, nesta 29ª jornada da Liga Betclic, o Moreirense perdeu no seu campo (0-2) ante o Rio Ave, um resultado que espelha a supremacia dos visitantes (10-7 em remates, dos quais 4-0 para a baliza e com uma posse de bola de 53/47%) mas que deixou alguns amargos de boca aos adeptos do clube de Moreira de Cónegos, equipa quiçá algo “desmotivada”.

Tiknaz (72’) e João Graça (90’) marcaram os golos do Rio Ave, registando-se a expulsão do avançado Schettine (Moreirense), aos 90+9’).

Com estes resultados, o Sporting regressou à liderança (69 pontos), os mesmos que o Benfica, na segunda posição, seguindo-se Sporting de Braga (60), FC Porto (59), Guimarães (48), Santa Clara (46), Famalicão (43), Casa Pia (40), Estoril (39), Moreirense (35), Rio Ave (32), Nacional (32), Arouca (30), Gil Vicente (26), Estrela da Amadora (26), AVS-SAD (23), Farense (21) e Boavista (18).

Nos marcadores, Gyokeres (Sporting) continua a marcar a solo (31 golos), seguindo-se Samu (FC Porto), com 16; Pavlidis (Benfica), 15); Clayton (Rio Ave), 13 e Ricardo Horta (Braga), com 10.

A 30ª ronda inicia-se na Sexta-Feira Santa (18) com os jogos Rio Ave-Santa Clara e Farense-Boavista (15h30), FC Porto-Famalicão (18h) e Sporting-Moreirense (20h30). No sábado, os restantes jogos: Nacional-Gil Vicente e AVS-SAD-Casa Pia (15h30), Estoril-Sporting Braga e Arouca-Estrela Amadora (18h) e Guimarães-Benfica (20h30). Quem ficará com “dores de dentes”?

 

© 2025 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.