Ao vencerem, fora de casa, as equipas do Sporting e do FC Porto mantém pressão sobre o Benfica, que este domingo recebe o Arouca e não deverá ter problemas de maior, teoricamente, para se manter firme na liderança da Liga Betclic.
Em Ponta Delgada, os leões precisaram apenas de um golo (Catamo, 50’) para somar os três pontos da vitória, num encontro em que a formação de Alvalade percorreu os primeiros 45 minutos com mais posse de bola, mas não teve nem arte nem engenho para fazer algo de positivo, porquanto a exibição deixou muito a desejar.
O que acabou por se confirmar também no segundo tempo, onde apenas o golo de Catamo se salientou, depois de Fresneda endossar a Trincão e este, na passada, lançar Catamo, que ganhou a corrida ao defesa da equipa açoriana e marcou, com a bola a passar por debaixo do corpo do guardião da equipa local e anichar-se no fundo da rede.
Em termos globais, o Santa Clara rematou mais (10-7) mas o Sporting fez um 4-1 nos remates concretizados para a baliza, no segundo tempo, ainda que mantendo a vantagem na posse de bola (64/36%).
Um jogo que teve ainda alguma celeuma em termos da arbitragem, o que entra na “normalidade normal”, se bem que só mais tarde se apurará a realidade.
O FC Porto, que fechou esta segunda parte da ronda 29, foi até Rio Maior para vencer (1-0) o Casa Pia, num encontro em que esteve sempre na frente (10-5 em remates, dos quais 3-2 para a baliza, numa posse de bola de 53/47%, quase tudo por “números mínimos”, mas suficientes para garantir os três pontos e não fugir à esperança que tem de chagar à Liga Europa.
O jovem Rodrigo Mora concretizou o golo portista ao quinto minuto de jogo.
No Estádio do Bessa, o Boavista voltou a sair derrotado (1-0, com golo de Tagueu) ante o Nacional da Madeira que, apesar ter dominado as estatísticas, não conseguiu dar a volta ao jogo, sendo de salientar a expulsão de Camará (83’).
Com 21-15 em remates, dos quais 8-5 para a baliza e uma posse de bola de 51/49%, os axadrezados continuam a manter-se cada vez mais últimos (18º lugar).
Em Vila Nova de Famalicão, os famalicenses alcançaram a 11ª vitória, desta vez sobre o Estoril, com um explícito 3-0, com golos apontados por Vinicios (63’), Sejk (72’) e Gil Dias (90+3’), numa partida em que os donos da cada remataram mais (9-6, dos quais 4-2 para a baliza) mas com a maior posse de bola (59/41%) a pertencer ao Estoril.
Neste domingo, no encerramento da 29ª jornada, o Benfica recebe o Arouca (18h), tal como o Sporting de Braga-AVS SAD, depois do Estrela Amadora-Farense (15h30) e, a terminar, o Moreirense-Rio Ave (20h30).