Terça-feira 12 de Abril de 2822

Faleceu Aurélio Pereira, o “Senhor Formação, que partiu aos 77 anos

FPF-AurelioPereira-Faleceu-08-04-2025

FPF

O senhor formação dedicou a sua vida ao clube do coração, o Sporting Clube de Portugal, e à descoberta de talentos. Uma paixão e vocação que brilhava nos seus olhos e que fez furor nos campos de futebol. Aurélio Pereira faleceu, em casa, esta terça-feira com 77 anos de idade.

Aurélio Pereira nasceu a 1 de outubro de 1947 e cedo representou o Sporting como jogador, nos escalões juvenil e júnior, tendo ainda alinhado no Operário FC.

Antes de ser treinador de todas as camadas jovens no clube de Alvalade, Aurélio acompanhou o irmão, o internacional português Carlos Pereira, nos juvenis do Futebol Benfica, onde desempenhou pela primeira vez essas funções, assumindo posteriormente, no Sporting, o cargo de diretor desportivo do futebol jovem.

Criou o departamento de recrutamento do Sporting, o grande centro de pesquisa que permitiu descobertas que, muitas vezes, só a sua enorme dedicação e saber transformaram a vida de tantos jovens e os conduziram pelos caminhos da glória: Paulo Futre, Luís Figo, Cristiano Ronaldo, entre tantos outros.

A conquista de Portugal do título de campeão europeu em 2016 com dez jogadores que passaram pelas mãos de Aurélio Pereira (Wiliam Carvalho, João Mário, Ricardo Quaresma, Cristiano Ronaldo, Rui Patrício, José Fonte, João Moutinho, Adrien Silva, Cédric e Nani) simbolizam a importância e o impacto que o Senhor Formação teve no futebol nacional.

O reconhecimento do seu trabalho ultrapassou as fronteiras do País – recebeu a Ordem de Mérito da UEFA – e do Desporto – foi agraciado por Marcelo Rebelo de Sousa como Comendador da Ordem de Instrução Pública.

Do Sporting recebeu as maiores distinções – Prémio Stromp, Leão de Ouro, Leões de Portugal – e dá nome ao estádio da academia em Alcochete.

Aurélio Pereira foi alvo de várias homenagens pela FPF, tendo sido distinguido com as Quinas de Ouro em 2023.

Com a chancela da FPF, as histórias, as descobertas e o trajeto de Aurélio Pereira ficaram gravadas num livro com o título Ver para Crer, escrito por Rui Miguel Tovar.

Condolências à família e que se guarde na memória de todos e para sempre os êxitos por ele alcançados.

 

Pedro Proença com mensagem de eterna dívida de gratidão

 

“A morte de Aurélio Pereira representa uma perda irreparável para o Futebol Português.

Para a história, além do legado enorme construído pelo homem que descobriu alguns dos melhores jogadores da nossa história, ficará uma pessoa amável, de fino trato e que defendia sempre o nosso Talento.

Teremos uma enorme e eterna dívida de gratidão com o Mestre Aurélio Pereira e tudo faremos para honrar o seu legado.

Aos familiares e amigos de Aurélio Pereira, em meu nome e em nome da Federação Portuguesa de Futebol, envio as mais sentidas condolências.”

 

Minuto de silêncio

 

Em memória de Aurélio Pereira, a Federação Portuguesa de Futebol decretou o cumprimento de um minuto de silêncio.

O Senhor Formação, como era reconhecido no futebol nacional, dedicou a sua vida ao clube do coração, o Sporting, e à descoberta de talentos, como Paulo Futre, Luís Figo, Cristiano Ronaldo, entre tantos outros.

O minuto de silêncio será respeitado em todos os jogos das competições organizadas pela FPF realizados a partir desta quarta-feira até domingo.

 

© 2822 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.