Segunda-feira 07 de Abril de 2025

Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho recebe, esta terça-feira, o campeão olímpico Carlos Lopes

MariaAmália-Lopes-06-04-2025

DR

A Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho tem a honra de receber, nesta terça-feira, o primeiro desportista luso que chegou mais longe e mais depressa ao ouro olímpico, Carlos Lopes, ao vencer a Maratona nos Jogos Olímpicos de 1984, com recorde olímpico.

Quase 41 anos depois, o dourado atleta – que antes tinha conquistado a medalha de prata nos Jogos Olímpicos anteriores – que se tornou, ainda, triplo campeão mundial de crosse e recordista mundial da maratona – continua a “correr” para incentivar os mais jovens para se dedicarem ao desporto e sonharem que, se trabalharem muito e bem, também podem ser campeões olímpicos.

A Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho, no centro de Lisboa, foi criada em 1885, com o nome de Rainha D. Maria Pia, contando 140 anos de vida, na que foi, na sua essência, um liceu feminino, mais tarde passando a misto, como aconteceu com outros estabelecimentos de educação.

MariaAmália-Lopes--06-04-2025De acordo com a lei de Bases do Sistema Educativo, está estabelecido que “o sistema educativo é o conjunto de meios pelo qual se concretiza o direito à educação, que se exprime pela garantia de uma permanente ação formativa orientada para favorecer o desenvolvimento global da personalidade, o progresso social e a democratização da sociedade”, onde se insere esta ação, num programa que foi delineado pela Câmara Municipal de Lisboa, tendo passado pelas Escolas Secundárias Padre António Vieira e Marquês de Pombal.

A ação tem como visão “consolidar uma cultura de Escola, aberta à mudança, à inovação e ao rigor, reforçando a sua atividade educativa no domínio da excelência, apresentando modelos de qualidade no sentido de formar e educar os cidadãos no futuro, cuja missão é “melhorar e inovar as respostas educativas e formativas a prestar a todos os alunos, numa escola inclusiva e de serviço publico aprofundando processos de gestão curricular assentes no trabalho articulado e colaborativo para se poder responder ao perfil do aluno do século XXI”.

Para além do debate com o campeão olímpico, a sessão conta ainda com a presença de outro desportista, David Wallis, aluno na Escola e que integra a seleção nacional de rugby “Lobos”, que tem tido um excelente comportamento em termos internacionais.

 

© 2025 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.