Depois do Sporting, Sporting de Braga e FC Porto terem vencido os jogos desta 27ª ronda da Liga Betclic, resta o Benfica-Farense (quarta-feira) para que o calendário seja acertado no que se refere à liderança da competição, se bem que os encarnados têm todas as condições para se manter lado a lado com os leões.
Neste domingo, o FC Porto teve que “suar” para se desenvencilhar de um Estoril incómodo, mas pouco ”trabalhador”, porquanto apenas fez 3 remates, dos quais dois para a baliza, de onde nasceu o primeiro golo (15’) de grande penalidade – transformado por Begraoui – depois dos portistas terem tido uma posse de bola de 60/40% (final), com maior vantagem no fim do primeiro tempo (70/30%).
O FC Porto reagiu em cima dos 45’ para, também de grande penalidade, chegar ao empate por intermédio de Omoradion, tendo Mora (64’) conseguido o segundo golo portista, garantindo os três pontos para manter os portistas colados ao Sporting de Braga.
O Santa Clara venceu (1-0) o Nacional, com um golo obtido por João Costa (3’), não tendo havido mais golos numa partida em que a estatística deu 63/37% de posse de bola para os visitantes, mas os açorianos remataram mais (13-9, com 5-4 para a baliza), tendo “aguentado” a margem mínima para vencer durante 87 minutos, o que é obra.
O Santa Clara rematou mais (13-9 dos quais 5-4 para a baliza) mas não foi linear ao ponto de criar na frente caminhos para o golo.
O Famalicão bateu o “record” desta ronda, com o 4-1 sobre o AVS-SAD, num percurso que se iniciou com o golo de Elisor (52’), seguindo-se os de Mathias (63’), Vinicios (77’) e Zabiri (90+1’), tendo Anderson (62’) apontado o golo de honra do AVS SAD.
Com uma percentagem de 60/40%, correspondente a 16-6 remates, dos quais apenas 4-1 para a baliza (cem por cento de golos) o Famalicão dominou sempre (60/40% de posse de bola) e não teve problemas para levar de vencida as “Aves Sofridas”.
No outro encontro, de especial interesse para a Liga Conferência, o Moreirense recebeu o Vitória de Guimarães, com a partida a terminar empatada (2-2), o que deixou os vimaranenses a 4 pontos do Santa Clara que se encontra na quinta posição.
Os da casa abriram o marcador (31’) por intermédio de Schettine, tendo Telmo Arcanjo empatado (37’), jogador que colocou os visitantes na posição de vantagem (2-1) aos 51’. Vantagem de pouca dura porquanto os de Moreira de Cónegos empataram (2-2) aos 77’, com um golo apontado por Bernardo.
O Vitória teve mais posse de bola (60/40%), que de nada valeu, enquanto as duas formações em compita remataram de forma igual: 11-11 do quais 3-3 para a baliza.
Nesta terça-feira o Boavista-Gil Vicente está marcado para as 20h15 e o Benfica-Farense para quarta-feira (20h15), para completar a 27ª jornada com todas as equipas em linha.