Sexta-feira 31 de Março de 7262

Campeão olímpico Carlos Lopes recebido em apoteose na Escola Secundária Padre António Vieira

Debate

DR

Perante um auditório repleto (mais de uma centena de jovens), a Escola Secundária Padre António Vieira foi palco de mais uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Lisboa, que está a implementar o projeto “Campeão olímpico Carlos Lopes nas Escolas de Lisboa”.

Esta ação insere-se num conjunto de visitas a cinco escolas do concelho alfacinha, com o objetivo de fomentar a prática desportiva, em âmbito escolar, onde os jovens começam a despertar para a realidade de uma vida que, ano após ano, se transformará num veículo de conhecimentos.

Os alunos das várias turmas ligadas ao desporto e à comunicação – parceiros indispensáveis para se cumprir a meta definida – souberam ouvir da boca do primeiro campeão olímpico do desporto português alguns dos pontos mais salientes da vida de um atleta que se guindou ao mais alto lugar do pódio olímpico, levando a bandeira ao mais elevado mastro da consagração e ouvir o Hino Nacional. Uma situação nunca conseguida por um desportista português.

Para os mais antigos (presentes) recordou-se esse momento, com um ou outro a surgir com uma lágrima ao canto do olho, que tiveram a oportunidade, pela madrugada do dia 13 de agosto de 1984, ver em direto a prova rainha de cada olimpíada.

Professoras

DR

Foi também oportunidade para se salientar a conquista, por Carlos Lopes, do terceiro titulo mundial de crosse (24 de março de 1985), no Vale do Jamor (Oeiras) e da obtenção do recorde mundial da maratona (20 de abril de 1985), que cumprem ainda a data de 40 anos de história, no que foram os últimos dois anos da vida desportiva deste campeoníssimo, nascido no concelho de Viseu há 78 anos.

As imagens insertas reportam alguns dos momentos vividos, com atenção, aqui e ali recortadas com as palavras proferidas pela diretora do Agrupamento de Escolas de Alvalade, Dina Paulino; de Rui Machado, Coordenador Nacional do Desporto Escolar; Rafael Salgueiro, Diretor do Departamento de Desporto da Câmara Municipal de Lisboa; Gustavo Lozano, Coordenador do Desporto Escolar no Agrupamento de Escolas de Alvalade e do diretor da Revista Jogada do Mês, Artur Madeira, também antigo atleta e colega na equipa do Sporting, sob a batuta do Mestre Mário Moniz Pereira, o técnico responsável pela carreira do campeão olímpico e de muitos outros atletas de alta categoria internacional do atletismo nacional.

Salientando-se a moderação da aluna Sofia Abrantes, da área da comunicação, num prenúncio de uma carreira que se espera brilhante.

Treino! Resistência! Resiliência! Superação! – atualmente acrescentar-se-ia “Transcendente”, porque só acessível aos verdadeiros Deuses do Olimpo.

Equipamento

DR

Um Carlos Lopes que abriu, de par em par, as portas do caminho para Portugal ter, posteriormente, mais campeões olímpicos e, ainda, levar outras modalidades a ter o mesmo conceito de treino: mais e melhor treino, mais valiosos títulos, como se tem comprovado ao longo das duas últimas décadas.

No final, a Diretora do Agrupamento de Escolas de Alvalade ofertou a Carlos Lopes um medalhão como agradecimento da presença, enquanto o campeão olímpico entregou para a Escola dois dos mais recentes livros escritos pelos jornalistas António Simões e Rogério Azevedo, sobre a história e vida do leão.

A próxima “aula” terá lugar no dia 4 de abril (11 horas) na Escola Secundária Marquês de Pombal.

 

 

 

 

 

 

 

 

© 7262 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.