Sábado 02 de Abril de 6512

Roberto Martinez divulgou jogadores para o duplo encontro com a Dinamarca para a Liga das Nações

FPF-Seleçao-14-03-2025

FPF

O selecionador nacional, Roberto Martínez anunciou, esta sexta-feira, na Cidade do Futebol, a lista de convocados para o play-off de qualificação para o final four da Liga das Nações, a disputar frente à congénere da Dinamarca. 

Portugal joga (dia 20), em Copenhaga, no Parken Stadium, e (dia 23), em Lisboa, no Estádio José Alvalade.

Os jogos realizam-se às 19h45 (hora portuguesa).

Portugal terminou em primeiro lugar no Grupo A1, onde teve um registo invicto (quatro vitórias e dois empates). A Dinamarca foi segunda classificada do Grupo A4 (duas vitórias, dois empates e duas derriotas).

Os convocados de Roberto Martínez foram:

Guarda-redes - Diogo Costa (FC Porto), Rui Silva (Sporting) e José Sá (Wolverhampton)

Defesas - Diogo Dalot (Manchester United), Nélson Semedo (Wolverhampton), Nuno Mendes (PSG), Nuno Tavares (Lazio), Gonçalo Inácio (Sporting), Rúben Dias (Manchester City), António Silva (Benfica); Renato Veiga (Juventus);

Médios - João Palhinha (Bayern Munique), Rúben Neves (Al Hilal), João Neves (PSG), Vitinha (PSG), Bruno Fernandes (Manchester United), Bernardo Silva (Manchester City), João Félix (Milan);

Avançados - Francisco Trincão (Sporting), Francisco Conceição (Juventus), Pedro Neto (Chelsea), Geovany Quenda (Sporting), Rafael Leão (Milan), Diogo Jota (Liverpool), Gonçalo Ramos (PSG) e Cristiano Ronaldo (Al Nassr).

Para Roberto Martinez, “conheço bem a Dinamarca, que defrontámos nos últimos anos. Novo treinador, mas conceitos idênticos. É equipa fácil de reconhecer o que tentam fazer e gosto da proposta e do estilo. Março, pela experiência, temos de equilibrar a equipa bem, ter boa intensidade e estar ao máximo nível. Não é o adversário, é o que podemos fazer”, tendo acrescentado que a Dinamarca tem muita personalidade. É uma equipa que, em Copenhaga, existe um ambiente espetacular, jogadores muito experientes, também novos, como o Jasken, o Harder… Que estão a aparecer, mas sempre no mesmo modelo de jogo. Espero pressão alta, com risco e precisamos de estar ao máximo nivel. É um desafio muito bom para nós.”

Referiu também que “o Quenda cresceu ainda mais depois do último estágio. Aos 17 anos, estar na seleção, fazer dois estágios, mostra o potencial e o que pensamos dele. Agora faz parte de competitividade no treino, trabalho, o adversário, o que vamos tentar fazer. Há muitos aspetos. É invulgar encontrar jogadores tão jovens, sub-18, Quenda, João Simões e Rodrigo Mora, que estão em destaque na nossa liga. Gostaria de utilizá-los também e é uma pena que o João esteja lesionado e o Mora dispensado”.

Adiantou que “É isso, é março. Este estágio tem condições e desafios inerentes. Precisamos de 26. Há jogadores que não podem jogar dois jogos em 72 horas, precisamos de gerir isso. Renato Veiga já treinou sete dias e está perfeitamente. O Chico temos informação positiva, já treinou com a equipa e esperamos que fique no banco no fim de semana. Temos 10 jogadores com amarelos e podemos perdê-los, então precisamos de trabalhar profissionalmente para ganhar”.

Frisou que “adorei o desempenho do PSG e dos nossos jogadores. Precisamos de lembrar que essa dupla começa na seleção, em Alvalade, em junho de 2024. Vimos e sentimos química especial. Agora é uma dupla de alto nível. Contexto e jogadores diferentes, precisamos de equilibrar o onze. Mas é fantástico vê-los na Champions. Vitinha agora é o maestro do futebol europeu, o homem da batuta. Mas não é uma coisa nova. É importante vê-los crescer nos clubes e ao que fazem na seleção e estamos muito orgulhosos.”

“Está a correr bem, como esperado. Estamos a falar do novo presidente, nova direção, pessoas novas. Mas os objetivos de sempre. O presidente está a transmitir tranquilidade e todas condições necessárias para a obtenção de objetivos.”

“O processo de escolha é meticuloso, profissional. Nos três últimos estágios utilizámos 30 jogadores com minutos mais 4 sem minutos, mas convocados e preparados. Agora temos limitações, mas se pudesse convocar todos, chamava. Porque merecem, mas não é possível. Queremos criar uma visão de futuro e nível competitivo quando há jogadores que não podem estar”

“Sem dúvida que não há lugares garantidos. Acredito muito no João Félix porque tem qualidade, joga entrelinhas. É um jogador diferente e especial. A razão de continuar é o que fez no último estágio, foi o melhor dos últimos anos desde que sou selecionador de Portugal. Não está a ter momentos constantes, teve momentos muito bons, três meses de alto nível no Barcelona, teve uma estreia incrível no Milan. O espaço dele na seleção é pelas valências e o que tem feito na Seleção.”

Entretanto, não há bilhetes disponíveis para o encontro da segunda mão entre Portugal e a Dinamarca, Jogo marcado para o dia 23 de março, no Estádio José Alvalade, porquanto a lotação está esgotada.

 

Taça de Portugal Generali Tranquilidade

 

Os encontros da primeira mão das meias finais realizam-se a 3 e a 9 de abril, com jogos a serem transmitidos pela SportTV, no dia 3 de abril (20h15), o Sporting recebe o Rio Ave, enquanto para o dia 9 (20h45) ficou marcado o encontro que opõe o Tirsense ao Benfica.

 

© 6512 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.