Manuel Sérgio Vieira e Cunha foi ativista, educador, professor, deputado, escritor e muito mais coisas fez enquanto vivo, com larga atuação na área da filosofia e do desporto, tendo, a determinada altura, como que “fracionado” a educação física com a introdução da motricidade humana, que acabou por dar o nome à atual Faculdade, antes “nascida” como INEF (Instituto Nacional de Educação Física), passando depois para ISEF (Instituto Superior de Educação Física).
Mantendo sempre os princípios éticos do desporto, Manuel Sérgio encetou novos caminhos que o levaram a passar da superação para a transcendência, nos últimos tempos – de onde nasceu mais uma coleção bibliográfica de “encher o olho”, que foi dando alma para continuar a raciocinar, ainda de forma mais lenta devido aos problemas de saúde que foram surgindo, como que se transcendendo dia após dia.
Entre 1952 e 1965, foi funcionário do Arsenal do Alfeite. Em 1955, ingressou na licenciatura em Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, tendo concluído o curso enquanto trabalhava no Arsenal do Alfeite.
Ao longo da vida passou por várias instituições, onde granjeou uma áurea difícil de igualar, tendo como pontos altos, entre outros, ter sido o mentor dos consagrados técnicos de futebol José Mourinho e Jorge Jesus, num currículo invejável.
Foi um gosto enorme ter contatado – e colaborado ao longo cerca de 40 anos – com esta personalidade de alta qualidade humana e científica, deixando à família sentidas condolências e que descanse em paz!