O IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera, informou quehoje às 13h24, foi registado nas estações da rede sísmica do continente um sismo de magnitude 4.7 (Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 14 km a oeste–sudoeste de Seixal.
De acordo com os inquéritos recebidos – relativos aos concelhos de Almada, Seixal, Sesimbra, e Lisboa – este sismo terá sido sentido com a intensidade máxima V (escala de Mercalli 56).
Relembra-se que um sismo com uma magnitude de 4.7 não tem potencial para gerar um tsunami. A monitorização de tsunamis no Atlântico Nordeste, pelo Centro Português de Alerta de Tsunamis localizado no IPMA, começa para sismos com magnitudes iguais ou superiores a 5.5.
Nesse âmbito, importa informar que já está prevista a realização de um investimento de 4,5M€, ao abrigo do PRR e do Orçamento de Estado, para reforçar a rede energética e informática, bem como a infraestrutura de monitorização geofísica/sísmica e de alerta precoce de tsunamis, que permitirá também ultrapassar os constrangimentos verificados.