Quarta-feira 19 de Fevereiro de 2025

Matilde e Francisca Jorge na final de pares no Reino Unido

Tenis-14-02-2025

Eduardo Oliveira/FPT

Confirmando a condição de principais candidatas ao título, Francisca e Matilde Jorge garantiram lugar na final de pares do ITF W50 de Birmingham, Reino Unido.

Esta é a 36ª vez que as vimaranenses vão discutir um título internacional, desta feita com a ambição de conquistar o 19º troféu da carreira como dupla.

Esta sexta-feira, levaram a melhor sobre a dupla formada pela letã Kamilla Bartone e a francesa Tiantsoa Rajaonah, após os parciais de 6-4, 2-6 e 14-12.

Na final, as irmãs Jorge vão encontrar do outro lado da rede a eslovaca Viktoria Hruncakova e a polaca Alicja Rosolska.

Francisca e Matilde sagraram-se campeãs, este ano, no ITF W50+H do Porto. A título individual, Francisca, 24 anos, soma 29 títulos na variante e a irmã, quatro anos mais nova, 22.

Entretanto, Frederico Ferreira Silva precisou de 2h16m00s mas, como já parece ter-se tornado imagem de marca, o campeão nacional absoluto operou uma reviravolta para garantir lugar nas meias-finais do M25 de Vila Real de Santo António, as 34ªs da carreira do caldense que busca o 20º troféu de campeão desta divisão.

Diante do russo Ivan Gakhov, 315º do ranking mundial do qual já foi 142º, Kiko (288º) cedeu o primeiro set, mas não se deu por vencido e só parou quando celebrou com 2-6, 6-1 e 6-4.

O tenista, treinado no Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis, converteu seis de 14 pontos de break e ganhou mais pontos com o primeiro serviço do que o adversário.

Segundo cabeça de série, Frederico Silva vai discutir lugar na final com o romeno Cezar Cretu, sexto favorito, neste primeiro de seis torneios internacionais a realizar no Algarve.

Ainda em Vila Real de Santo António, Gastão Elias (antigo 57º mundial), que não atingia meias-finais em torneios ITF, voltou a fazê-lo, esta sexta-feira, ao ganhar ao contemporâneo eslovaco Martin Klizan, ex-24º mundial, no M25 de Vila Real de Santo António, superou Klizan (304º) com os parciais de 6-1 e 7-5.

Este foi o terceiro encontro oficial entre ambos, sendo que o eslovaco, detentor de seis títulos ATP, ganhou numa eliminatória da Taça Davis em 2012, mas perdeu nos quartos de final de um future em Ponta Delgada em 2006.

Na 17ª semifinal ITF da carreira, Elias luso vai medir forças com o austríaco Sandro Kopp (352º), sétimo cabeça de série.

 

© 2025 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.