Ainda que, no decorrer do primeiro tempo, o Sporting tivesse tido oportunidade de marcar (bola à trave), a verdade é que a empatia não foi a melhor porquanto se verificou que sem Gyokeres em campo não havia “calo” suficiente para “assustar” os alemães do Dortmund.
Quem quer “petiscar” tem de arriscar, mas a equipa técnica não terá percebido isso, apesar de se saber que o “ganha-pão” dos leões não se encontra nas melhores condições físicas, pelo que talvez fosse “avisado” atacar em força para ver se a surpresa podia acontecer, isto é, com Gyokeres a jogar desde o início para poder “enganar” o adversário.
Assim não aconteceu, perdeu-se a oportunidade de procurar ser diferente e não deixar para mais tarde (segunda parte) o que se podia “encaixar” melhor na primeira, tanto que, na última metade do jogo, o próprio deixou de ter “ambiente” depois que os alemães marcaram (60’) o primeiro golo e seguiram até ao 3-0 em vinte e dois minutos, com os leões a demonstrarem a falta de “unhas afiadas” para dar a volta ao resultado.
É evidente que tudo pode acontecer, de uma ou de outra forma, mas a “máquina” sportinguista, em termos globais, não funcionou frente ao Dortmund e a equipa de Rui Borges ficou na iminência de sair da Liga dos Campeões, se bem que os segundos noventa minutos que faltam cheguem e sobrem para mudar tudo.
Os alemães mandaram globalmente dos parâmetros específicos (16-13 nos remates, dos quais 7-6 para a baliza, numa posse de bola de 55/45%), o que foi importante, com Guirassy a abrir o ativo (60’), seguindo-se Gross a fazer o 2-0 (68’) e Adeyemi a chegar ao 3-0 (82’). Tudo muito rápido e sem dó, ainda que as duas formações tivessem apresentado o mesmo esquema: 4x2x3x1. Que um aproveitou e outro não.
O segundo encontro destes oitavos de final joga-se na próxima semana, depois do Sporting-Arouca, a realizar no próximo sábado.
Nos outros jogos desta terça-feira, o PSG foi a Brest vencer a equipa local (3-0), enquanto o Juventus recebeu o PSV e ganhou (2-1) e o Real Madrid foi a Manchester derrotar (3-2) o City, depois de ter estado a perder.
Nesta quarta-feira, o Benfica desloca-se ao Mónaco, aguardando-se que tenha melhor sorte que o Sporting, com o Brugge a receber o Atalanta, o Celtic jogando em casa frente ao Bayer de Munique e o Feyenoord a jogar em casa contra o Milan.