Enquanto no Estádio da Luz o Benfica manteve “tremeliques” intermitentes, face ao criar mais nuvens do que céu limpo, o Santa Clara parece encaminhar-se rapidamente para garantir a quinta posição e, com isso, poder entrar no campeonato dos europeus.
Ainda que tivesse os maiores índices de superioridade (11-8 em remates, dos quais 6-4 para a baliza, numa posse de bola de 55/45%), o Benfica não foi muito esclarecido nos momentos cruciais, porquanto a cinco minutos do fim sofreu um segundo golo que podia ter mudado o panorama com que acabou.
Pavilidis tomou a dianteira (7’) e, na transformação de uma grande penalidade, fez o 1-0, para o mesmo jogador celebrar o 2-0 (15’), logo seguido do 2-1 (19’), quando Bernardo reduziu para o Moreirense, ainda que Otamendi (42’) tivesse colocado o Benfica a vencer por 3-1, com que se chegou ao intervalo.
No tempo complementar, numa fase teoricamente mais calma, o Benfica terá começado a poupar “gás” face aos dois golos de vantagem, mas os homens de Moreira de Cónegos continuaram a porfiar e (85’), no seguimento de um passe de bandeja de um defesa benfiquista, a bola foi ter a Ivo Rodrigues, atento, que aproveitou o bónus e reduziu para 3-2, com os benfiquistas a ganharem mais dois pontos ao FCPorto que, entretanto, como se sabe, tinham empatado com o Sporting (1-1) no Dragão.
A equipa sensação, que dá pelo nome de Santa Clara, continua a “limpar” o caminho para chegar às competições europeias, depois de derrotar (2-1) o AVS SAD, ficando no 5º lugar com 8 pontos a mais que o Vitória de Guimarães, o que é um bom tónico psicológico.
A equipa da casa rematou mais (9-8, dos quais 3-4 para a baliza) e teve mais posse de bola (64/36%) mas não foi suficiente para suster os açorianos de Ponta Delgada, que marcaram primeiro (51’) por Ricardinho, tendo a Aderlan (defesa do AVS) feito um autogolo (55’), que ajudou os visitantes a ganhar mais vantagem. Gerson (90+4’) ainda marcou o golo de honra, mas não foi a tempo de recuperar.
No outro encontro deste sábado, o Famalicão (jogando no seu campo) “refreou” o ímpeto do Guimarães – que dominou apenas na posse de bola (72/28%), com os famalicenses a superiorizarem-se nos remates (8-7, dos quais 2-2 para a baliza), numa míngua que deve ter tido criado “tédio” nos espetadores presentes.
Na classificação, o Sporting viu baixar a vantagem pontual para quatro pontos do Benfica, mas manteve os oito de vantagem sobre o FC Porto, pelo que segue mais “tranquilo” na liderança do campeonato da Liga Betclic.
Para este domingo estão marcados os jogos Farense-Nacional e Estoril-Boavista (15h30), Sporting de Braga-Gil Vicente (18h) e Casa Pia-Estrela da Amadora (20h30), no que será a “segunda sessão” da 21ª jornada.