De forma inesperada e por erros “fatais”, o FC Porto não conseguiu melhor que um empate (2-2) no campo do Rio Ave, depois de ter dominado todo o jogo de princípio a fim, ficando agora a oito pontos do Sporting, que continua, qual galinha, a “encher” o papo. Há que aproveitar!
Com mais remates (23-9, dos quais 8-3 para a baliza e com uma posse de bola de 69/31%), os portistas – na estreia na Liga Portugal do novo técnico – acabaram por não chegar ao triunfo, por culpa própria, em que, em dois lances cruciais (entre outros que os homens de Vila do Conde não aproveitaram), Clayton e Pohlmann aproveitaram para ganhar vantagem, ao marcarem primeiro.
Aproveitando um deslize, Clayton (37’) não se fez rogado e “rasgou” a baliza portista pela primeira vez, mantendo o Rio Ave a vencer até ao intervalo.
No reatamento, Pérez (51’) rematou para o empate para, passados vinte minutos (73’), Pohlmann voltar a adiantar os vilacondenses no comando do resultado (2-1), respondendo o FC Porto quase de seguida (76’) para Otávio fixar o 2-2 final.
Algo continua mal no reino do Dragão, que teima em não conseguir “desligar” do efeito “Pinto da Costa”, altura em que o clube portista se começou a afundar na “letargia” que ainda se verifica.
Melhor esteve o Sporting de Braga, que foi a Moreira de Cónegos buscar três pontos (ficando agora a apenas dois do FC Porto) que muito jeito poderá dar para o futuro, até porque os bracarenses levam cinco de avanço do Santa Clara.
Schettine abriu o marcador (4’) para o Moreirense, vantagem que se prolongou até ao minuto 66’, quando João Mourinho empatou, tendo sido necessário chegar aos 90+4’ para Ricardo Horta chegar ao golo que deu a vitória.
O Braga rematou mais (13-10), mas foi o Moreirense que chutou mais à baliza (6-5), com os bracarenses a terem muito mais posse de bola (63/37%), pelo que fez jus à superioridade no resultado.
Concluída a 20ª jornada, o Sporting soma 50 pontos, seguindo-se o Benfica (44), FC Porto (42), Sporting de Braga (40), Santa Clara (35), Casa Pia (30), Vitória Guimarães (29), Estoril (27), Famalicão e Rio Ave (24), Moreirense (23), Gil Vicente e Arouca (22), Nacional (19), AVS SAD (18), Estrela Amadora (17), Farense (15) e Boavista (12).
Nos marcadores, o lesionado Gyokeres (Sporting) continua a comandar, com 22 golos, seguido de Samu (FC Porto), 13; Clayton (Rio Ave), 11; Galeno (FC Porto), 8; Bruma (Sp. Braga), Di Maria (Benfica), Alejandro Marqués (Estoril), Vinicius Lopes (Santa Clara) e Trincão (Sporting), todos com 7.
A 21ª ronda inicia-se nesta sexta-feira com o FC Porto-Sporting (20h15), seguindo-se o Benfica-Moreirense (sábado, 18h).