Segunda-feira 27 de Janeiro de 2025

Sporting “canta” de galo no aproveitamento da derrota do Benfica frente ao Casa Pia

casa pia vs slb 2025 lp

Liga Portugal

Com mais uma derrota, esta sofrida neste sábado ante o Casa Pia, o Benfica ficou a seis pontos do Sporting, que venceu o Nacional em Alvalade, faltando saber o que ditará o resultado do FC Porto-Santa Clara deste domingo para verificar a “radiografia” do pódio da Liga Betclic após a corrente 19ª jornada.

Ainda que “mandasse” em todo o jogo (19-8 remates, dos quais 7-3 para a baliza, com uma posse de bola de 61/39%) a verdade é que a maior pontaria (100%) foi do Casa Pia que, com três remates fez três golos, em momentos preciosos, aproveitando as “deixas” da defesa benfiquista – apesar dos encarnados terem produzido oportunidades que, pela trave ou outros “empecilhos”, não funcionaram.

E quando assim é – a falta de sorte também é um dos fatores em jogo – e a equipa não consegue uma mente forte e cooperativa, alguém fica pelo caminho porque sim, porque não foi capaz de “dar a volta” e desembaraçar-se dos obstáculos que foram surgindo, criando um mal-estar mental que resulta em resultados negativos.

Pior ainda porquanto o Benfica, tentando tomar as rédeas do jogo desde o primeiro minuto, se colocou em vantagem à passagem do primeiro quarto de hora, com um golo de Di Maria (grande penalidade), permitindo o empate (32’) por Cassiano, que se prolongou até ao intervalo.

No segundo tempo, ainda que mantendo o “forcing” e a supremacia estatística, Nuno Moreira (60’) chegou ao 2-1 e no período de descontos (90+4’) foi Livolant a fazer o 3-1 para o Casa Pia, ante uma equipa do Benfica “à deriva”.

Numa Liga Betclic que está a perder crédito semana a semana (recordem-se as quatro derrotas das equipas portuguesas nas Ligas dos Campeões e Europa) com Portugal a marcar passo no ranking da UEFA, mantendo o 7º lugar, com 58,466 (no geral, 12,450 na época de 2024/2025), estando a 2,225 da Holanda, que ganhou vantagem desde 2021/2022, quando somou 19,200 contra 12,916 de Portugal.

Jogando no último horário disponível, o Sporting “sofreu”, mas conseguiu levar de vencido um Nacional que deu pouca luta (15-3 remates, dos quais 5-1 para a balizam numa posse de bola de 65/35% para os leões) mas criou frisson ao “anular” o “matador” leonino (Gyokeres, que foi a jogo desde o primeiro minuto), pelo que teve de recorrer a outras figuras para chegar ao golo, com Trincão a “abrir” a vantagem (45+1’) com um potente remate que levou “brasa” a entrar pela baliza dos madeirenses.

Sempre a comandar, dentro do esquema que o técnico idealizou, o Nacional foi fechando ou interrompendo os circuitos da bola (como se verificou no total (6) de remates para as balizas), tendo encontrado no jovem João Simões a “arma” para chegar ao 2-0, em cima dos 90 minutos, para fazer o 2-0 e descansar a equipa leonina, com seis pontos de avanço do Benfica, no topo da classificação, ficando na expectativa para o FC Porto-Santa Clara deste domingo (18h).

O Farense recebeu o Rio Ave e voltou a não dar conta de si, perdendo por 2-1, mantendo-se na cauda da classificação, podendo descer mais um lugar.

Esteve bem ao comandar as operações (15-9 em remates, dos quais 5-2 para a baliza, numa posse de bola de 54/46%) mas não encontrou os caminhos certos para se superar nos golos, tendo permitido que os visitantes abrissem o marcador (22’) por Kiko Bondoso, com Clayton (59’) a fazer o 2-0, para marcar o golo de honra (82’) por Tomané, de grande penalidade.

No Famalicão-Estrela da Amadora, o final chegou com um 0-0 que penalizou, nitidamente, a equipa da casa, que não teve “caixa” suficiente para marcar golos, depois de uma partida em que foram feitos 10-4 remates, dos quais 2-1 (apenas) para a baliza, mas com uma vantagem na posse de bola de 70/30% que não foi aproveitada.

No primeiro jogo desta 19ª ronda, o Arouca venceu (1-0) o Moreirense, jogando em casa.

Neste domingo, o Estoril recebe o Guimarães (15h30), seguindo-se o FC Porto-Santa Clara (18h) e o Sporting de Braga-Boavista (20h30). A ronda será encerrada na segunda-feira, com o AVS SAD-Gil Vicente (20h15)

 

Miklós Fehér faleceu há 21 anos

 

Completaram-se, neste 25 de janeiro de 2025, 21 anos do falecimento do jogador Miklós Fehér que, ao serviço do Benfica e num encontro realizado em Guimarães, caiu inanimado no relvado ao sofrer um ataque cardíaco fulminante.

Recordemos o desenlace e que continue em descanso, deixando um alerta para este tipo de problemas que, uma ou outra vez, com maior ou menor frequência, continuam a surgir nos recintos desportivos, independentemente da modalidade que se pratique.

© 2025 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.