Sábado 25 de Janeiro de 2025

FC Porto e Sporting de Braga derrotados e na “corda bamba” na Liga Europa

20240925_BODO_FCP_008

CN / Arquivo

Ao perderem os jogos realizados esta quinta-feira, o FC Porto e o Sporting de Braga entraram na fase da “corda bamba”, isto é, aumentaram o grau de dificuldade quanto ao apuramento para o playoff (9º ao 24º lugar), considerando que os portistas estão no 25º e os bracarenses no 27º lugar.

No Dragão, a formação nortenha, ainda que dominando nos principais dados estatísticos (16-7 remates, dos quais 2-2 para a baliza, numa posse de bola de 59/41%) – de si pouco “abonativa” quanto aos tiros a caminho da baliza, não tendo encontrado o equilíbrio suficiente para conseguir chegar ao triunfo ou, pelo menos, não perder, como se verificou.

A cerca de dez minutos para o final da partida, El Kaabi (79’) aproveitou da melhor forma a oportunidade concedida e acabou com a resistência portista, no que foi a quarta derrota consecutiva, situação que há décadas não acontecia e que incomodou Luís Vilas Boas, o presidente do clube, vivamente desiludido com o que acabara de acontecer, na estreia do técnico que orientou a formação neste encontro de transição.

Um dos melhores clubes nacionais, o FC Porto continua a viver uma crise que, de uma ou de outra forma, abala o futebol nacional – o que podia acontecer de um dia para o outro, mas que ninguém assumia nem queria perceber o que se estava a passar – considerando ainda as carreiras do Benfica e do Sporting, que também se encontram em dificuldades para estabilizar.

Por seu lado, o Sporting de Braga também não fez melhor e perdeu frente aos belgas do Union-Saint-Gilloise (2-1), tendo descido ao 27º lugar dos 36 clubes classificados, fora da zona de apuramento.

Ivanovic (50’ e 74’) foi o marcador de serviço para os belgas, depois de Ouazzani (16’) ter colocado os bracarenses a vencer, num encontro em que o número de remates (6-8) e para a baliza (3-4) foi diminuto, mas com vantagem do Braga, numa posse de bola de 56/44% para o Union.

Não conseguindo manter a vantagem nem ter tido arte para “perder tempo” – mas a atacar – o Braga como que ofereceu o campo na segunda parte para que os belgas dessem a volta ao resultado para chegar ao 15º lugar e quase confirmar a presença no playoff.

Assim sendo, na próxima quarta-feira, o FC Porto desloca-se a Israel para defrontar o Maccabi Tel-Aviv, enquanto o Sporting de Braga recebe o Lazio (o clube que comanda a classificação geral, isolado, com 19 pontos) à frente do Atlético do Bilbao e Eintracht de Frankfurt (ambos com 16 pontos).

Será a última oportunidade para se tirarem as últimas dúvidas.

© 2025 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.