Em comunicado o Instituto Português do Mar e da Atmosfera(IPMA), informa que a Depressão GAROE – nome atribuído pelo IPMA (Delegação Regional dos Açores) a uma depressão que deverá estar centrada em 44°N 32°W às 12:00UTC do dia 19 de janeiro.
Assim esta depressão com um sistema frontal associado, que deverá começar a afetar o estado do tempo em Portugal continental no dia 20 de janeiro.
Segundo o mesmo comunicado, prevê-se a ocorrência de precipitação, por vezes forte a partir da manhã do dia 20, situação que se deverá manter até dia 22.
Prevê-se ainda vento do quadrante sul que irá aumentar gradualmente de intensidade, em especial no litoral e terras altas onde as rajadas poderão atingir 70/80 km/h nos dias 21 e 22.
Salienta-se igualmente o aumento gradual da agitação marítima, com ondas de sudoeste que poderão atingir 5 metros de altura significativa nos dias 21 e 22.
Esta situação meteorológica será também caracterizada pela subida generalizada de temperatura, em especial da mínima, contrastando com os valores baixos registados nos últimos dias. Por este motivo foram já emitidos avisos para precipitação e serão emitidos futuramente avisos para agitação marítima. O IPMA recomenda o acompanhamento desta situação meteorológica e a atualização das previsões e avisos.