Com dois golos obtidos na primeira parte do jogo, o Nacional afastou o FC Porto do “título” de campeão de Inverno, como que oferecendo ao Sporting a liderança na Liga Betclic, que aproveitou o desaire dos portistas na Madeira.
Tomando praticamente o comando do jogo durante os noventa minutos, a formação nortenha não conseguiu conter a oportunidade primacial dos avançados da casa, que se superiorizaram de forma soberba, ainda que com que alguma “ajuda” da defesa portista, que não soube atuar em conformidade na devida altura.
Com 13-7 em remates, dos quais 3-4 para a baliza, numa posse de bola de 61/39%, a que se juntaram 415/281 passes e 81/67% na precisão do passe, o FC Porto “distraiu-se” por duas vezes e acabou por não cumprir o objetivo.
Com dois golos semelhantes, depois de dois lançamentos da direita para a esquerda, como que a papel químico, o Nacional abriu o ativo (17’) com um cabeceamento de Dudu, que se elevou na área e endossou a bola para o fundo da baliza, ante a passividade dos próprios jogadores, onde também se inclui o guardião Diogo Costa, que foi mal batido, mas não tentou fazer-se ao lance.
O segundo, marcado por Zé Vítor, também de cabeça, surgiu da mesma forma, com a bola a voar da direita para a esquerda, onde o atacante nacionalista saltou mais alto (passividade dos defesas de novo) e cabeceou para chegar ao 2-0 (44’), que acabou por “amolecer” um FC Porto que deixou de ter reação.
Com a vantagem de manobra que se referiu na estatística, os portistas não tiverem nem arte nem manhã para “dar a volta” ao Nacional, que aproveitou para vencer e subir ao 14º lugar (16 pontos), tantos como o Estrela da Amadora, mantendo-se tudo na mesma, com o Sporting a manter-se na liderança (41 pontos), à frente do FC Porto (40) e Benfica (38), no fechar da 17ª e última da primeira volta.
A 18ª inicia-se na sexta-feira, com o Benfica-Famalicão (20h15), com o Sporting a deslocar-se ao Rio Ave (sábado, 18h) e o FC Porto a sair para o Gil Vicente no domingo (20h30), para nova “dança” dos pontos, tudo dependendo de muita coisa.
Gil Vicente-Sporting nos quartos-de-final da Taça de Portugal
Cumpriu-se, neste domingo, mais uma parte dos jogos dos oitavos-de-final da Taça de Portugal, onde a grande surpresa foi o triunfo (2-1) do Elvas sobre o Vitória de Guimarães, eliminando os vimaranenses.
O Rio Ave foi ganhar (3-1) ao Estrela da Amadora e o Gil Vicente afastou (1-0) o Moreirense.
Para se encerrar a fase dos oitavos, o Benfica desloca-se esta terça-feira a Faro, para defrontar o Farense, enquanto, na quarta-feira, o Sporting de Braga recebe na Cidade dos Arcebispos o Lusitano de Évora.
Ficou definido que o Sporting vai visitar o Gil Vicente e o Elvas recebe o Tirsense nos quartos, faltando mais duas equipas que sairão dos confrontos desta terça e quarta-feira.