A Casa do Cinema de Coimbra apresenta, entre 9 e 15 de janeiro, “Percebes“, a premiada curta-documental de animação de Alexandra Ramires e Laura Gonçalves presente na shortlist dos Óscares 2025 na categoria de Melhor Curta-Metragem de Animação. Procurando motivar o público a descobrir o cinema de curta-metragem, as sessões são promovidas com bilhete único a 2€.
“Percebes”,vencedor do prestigiado Prémio Cristal de Melhor Curta-Metragem no Festival de Annecy 2024, é um documentário animado em aguarela que, ao longo de 11 minutos, explora o ciclo de vida deste curioso crustáceo no contexto do Algarve contemporâneo. O filme usa esta narrativa aparentemente simples para abordar questões mais amplas sobre turismo massificado, a relação dos habitantes locais com o mar e o ordenamento da costa portuguesa.
As realizadoras, que anteriormente colaboraram na premiada curta-metragem “Água Mole” (2017), desenvolveram o projeto durante vários anos, tendo as primeiras entrevistas sido realizadas em 2018. “A liberdade criativa e o cinema autoral é aquilo que faz com que o nosso trabalho seja reconhecido da forma como é”, afirmou Alexandra Ramires à revista Animation Magazine, com Laura Gonçalves acrescentando que “as nossas histórias têm um reflexo e as pessoas apreciam”.
Em Portugal, “Percebes” tem acumulado importantes distinções, incluindo o Prémio União de Freguesias de Coimbra para Melhor Animação nos XXX Caminhos do Cinema Português. O júri destacou “a originalidade na escolha do sujeito poético deste filme que se presta a refletir sobre a relação entre o Homem, o mar e a cidade” e “o uso criativo das técnicas de animação para tão bem ilustrar a nossa conexão ancestral com a Natureza”.
Uma coprodução entre a BAP Animation (Portugal) e IKKI Films (França), “Percebes” tem acumulado distinções em festivais por todo o mundo, somando mais de 90 seleções oficiais.
O filme poderá ser visto na Casa do Cinema de Coimbra em sessões diárias às 21h00, com uma matinée no sábado às 14h30 e uma última exibição na quarta-feira às 16h45. A Casa do Cinema de Coimbra, situada nas Galerias Avenida, continua assim a sua missão de trazer ao público o melhor da produção cinematográfica nacional, numa altura particularmente significativa em que o cinema de animação português ganha crescente reconhecimento internacional.
Fonte: Caminhos do Cinema Português