O FC Porto aproveitou da melhor maneira a pontaria afinada (dois golos) de Samu e passou a liderar (ainda que por cerca de 24 horas) a Liga Betclic, depois dos portistas terem “passeado” pelo Estádio do Dragão no dia dos 87 anos de Pinto da Costa, devidamente assinalado.
Considerando que na corrida ao título também estão o Sporting e o Benfica – que jogam este domingo – o seguir na frente poderá dar algum tónico de festa, mas tudo dependerá do resultado que se verificar pela noite dentro, quando se fará a contabilidade final em relação ao trio da frente.
Neste sábado, o FC Porto dominou por completo (13-4 em remates, dos quais 7-1 para a baliza, numa posse de bola de 76/24%), se bem que a máquina tivesse estado algo emperrada, porquanto, no primeiro tempo, os portistas não conseguiram encontrar o caminho da baliza boavisteira, quiçá pela resistência do Boavista, mas também pelo reduzido número de remates (dois) para a baliza por parte dos azuis e brancos, contra nenhum dos visitantes.
Aliás o número de passes do FCPorto (354) foi avassalador no primeiro tempo (completou o jogo com 635), contra apenas 97/201 de um Boavista que continua a morar entre os últimos (três) da classificação geral.
Coube a Samu (31’) abrir o marcador, resultado com que se chegou ao final dos primeiros quarenta e cinco minutos, dando uma vantagem curta, mas importante para encarar de outra forma o segundo tempo que, afinal, foi mais vantajoso (especialmente em golos) para os portistas, que chegaram aos 40 marcados.
No tempo complementar, Nico Gonzalez (55’) chegou ao 2-0 e (59’) o jovem (17 anos) Rodrigo Mora fez o golo da noite (quiçá do campeonato) ao chegar ao 3-0 depois de um pontapé em arco que levou a bola a entrar pelo ângulo esquerdo da baliza do guardião axadrezado (César), que nem a viu passar, tal a velocidade do esférico e a direção destinada.
A partir daqui o Boavista pouco mais fez, mas o FC Porto ainda manteve um certo “pressing”, com a esperança de alguém poder chegar ao 4-0, como foi conseguido, mas mais perto do minuto 87, que indicava o número de anos de Jorge Nuno Pinto da Costa. Se ninguém pensou nisso, Samu encarregou-se, com alguns segundos de atraso, de fazer a vontade aos responsáveis portistas ao bisar (88’) e cifrar o triunfo com um 4-0 mais redondo.
No Estoril-Moreirense e no AVS SAD-Estrela Amadora, o nulo foi o resultado verificado – tal como aconteceu na abertura desta 16ª ronda da Liga Betclic, com o 1-1 no Arouca-Gil Vicente.20240925_BODO_FCP_017
Na linha de Cascais, o Moreirense entrou em modo de “surpresa”, colocando-se (2’) na frente do marcador, com um golo de Gabrielzinho, tendo Marqués empatado (22’, de grande penalidade) para o Estoril, que passou a liderar no final do primeiro tempo (45+3’) com o 2-1 obtido por Costa.
Não conformado com a desvantagem, o os de Moreira da Cónegos fizeram “figas” e conseguiram chegar ao empate (2-2), depois de Luís Nlavo (57’) ter marcado.
O Estoril dominou sempre (15-7 em remates, dos quais 7-5 para a baliza, contra os 7-5 dos adversários, tendo os donos do campo mais posse de jogo (53/47%), que deu justificação ao resultado.
O AVS SAD entrou a perder (0-1), com um golo obtido por Luís Silva (8’), tendo Roux empatado (52’), ainda a tempo de conquistar um ponto, numa partida em que os amadorenses remataram mais (16-12), dos quais 6-5 para a baliza e uma posse de bola de 61/39% para o AVS.
Este domingo começa com os jogos Farense-Guimarães e Rio Ave-Nacional (15h30), seguindo-se o Sporting de Braga-Casa Pia (18h) e acabando à noite com o “quente” Sporting-Benfica (Estádio Alvalade), pelas 20h30.
Dado tratar-se de um jogo classificado como de “alto risco”, a PSP deu nota dos cortes nalgumas artérias, da criação das “balizas” e respetiva localização para claques de cada um dos clubes envolvidos, com os adeptos a poderem fazer as viagens via Metro.