O Instituto Português do Mar e da Atmosfera informou que ao inicio da tarde de hoje, 27 novembro, pelas 13:29 (hora local) foi registado nas estações da Rede Sísmica do Continente, um sismo de magnitude 3.7 (Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 12 km a Norte-Nordeste de Vendas Novas.
Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima III/IV (escala de Mercalli modificada) no concelho de Montemor-o-Novo (Évora).Foi ainda sentido com menor intensidade nos concelhos de Mora, Redondo, Vendas Novas (Évora), Leiria (Leiria), Arruda dos Vinhos, Cascais (Lisboa) e Coruche (Santarém).
A zona onde ocorreu o sismo tem registado atividade sísmica nas últimas décadas, regra geral de baixa magnitude. Este sismo, em particular, é o sétimo de maior magnitude nos últimos 30 anos, tendo o de maior magnitude (M4,9) ocorrido em janeiro de 2018.
A localização do epicentro de um sismo é um processo físico e matemático complexo que depende do conjunto de dados, dos algoritmos e dos modelos de propagação das ondas sísmicas. Agências diferentes podem produzir resultados ligeiramente diferentes.