A poucos dias de comemorar o seu 10.º aniversário do Cante Alentejano como Património Cultural Imaterial da Unesco, a 27 de novembro, a Junta de Freguesia de Laranjeiro e Feijó e a Editora Tradisom, fizeram a apresentação do livro da fotojornalista Ana Baião,” 10 Anos de Cante”, no Auditório José Manuel Pereira, no Edifício do Poder Local, no Feijó, Almada.
No mesmo dia, foi inaugurada a exposição fotográfica “Cante Património de Todos”, de autoria da Ana Baião, que se estende pelos vários espaços do piso superior do Edifício do Poder Local.
A apresentação do livro esteve a cargo de Ana Sofia Carvalheda, produtora da RTP / Antena1, tendo ainda sido feitas intervenções por parte de José Moças da editora Tradisom e do Presidente da Junta de Freguesia de Laranjeiro e Feijó, Luís Palma.
A terminar a apresentação, falou a muito emocionada Ana Baião, que além dos agradecimentos falou de todo um trabalho de fotojornalismo feito ao longo dos 10 anos no acompanhamento dos Grupos Corais de Cante Alentejano.
Esta apresentação foi abrilhantada com a actuação de três grupos de cante alentejano do concelho de Almada, Cantadeiras de Essência Alentejana, Associação Grupo Coral e Etnográfico Amigos do Alentejo do Feijó, Grupo Coral Alentejano “Recordar a Mocidade” do Clube de Instrução e Recreio do Laranjeiro (CIRL).