Com três golos em 18’, o Benfica demonstrou que “está para as curvas” como o Estrela da Amadora para as “amarguras”, com o maestro Di Maria a “triplicar” na fatura inédita que alcançou ante os amadorenses nesta partida.
Apesar da superioridade tida, o Benfica ficou a dever a si próprio (e também a Meixeiro, guardião forasteiro) uma maior goleada, considerando que o Estrela não tem “andamento” (apesar do esforço despendido pelos jogadores em campo) para um Benfica que foi perdulário, em especial por parte de Arthur Cabral, que “dançou”, mas não acertou o passo com a baliza.
Di Maria abriu o marcador com dois minutos de jogo, subiu a contagem para 2-0 (5’) e chegou aos 3-0 (18’), como que acabando com qualquer hipótese de o Estrela poder reverter o resultado, terminando a primeira parte com espírito de “campeão”.
No segundo tempo, Akturkoglu fez o 4-0 (59’), seguindo-se Amdouni (81’) para o 5-0, terminando com um bis de Arthur Cabral (86’ e 90’), que colocou o Estádio da Luz (56.094 espetadores) em “brasa” a comprovar a “levação” do glorioso, que passou aos quartos de final.
Juntando-se ao Sporting (que derrotou o Amarante – 6-0) e a São João de Ver, Rio Ave, Lusitano de Évora, Farense, Vitória Guimarães, Sporting de Braga e Casa Pia.
O São João de Ver foi aos Açores eliminar o Lusitânia (2-0), com um golo de João Batista, apontado aos 58 minutos, e um golo na própria baliza de Diogo Sá, no minuto 66.
Seguiu-se o Alverca-Rio Ave, onde a incerteza imperou até ao fim: os vila-condenses só desempataram o jogo nas grandes penalidades, após um empate por 2-2 no tempo regulamentar.
A surpresa maior da tarde foi protagonizada pelo Lusitano de Évora. A formação do Campeonato de Portugal vestiu a pele de ‘tomba-gigantes’ ao eliminar o AVS, do escalão principal. Os alentejanos venceram em casa por 3-2.
O Farense mostrou-se mais forte que o Arouca, com uma vitória caseira por 2-1. Os comandados de Tozé Marreco garantiram assim a presença na fase seguinte da prova rainha.
Em Guimarães, o Vitória assegurou um triunfo (2-0) diante da União de Leiria. Os golos foram apontados por Óscar Rivas, aos 43 minutos, e Kaio César, aos 84. Mais tarde, o vizinho Braga qualificou-se com uma vitória em Matosinhos, frente ao Leixões, por 2-0.
Um autogolo de Hugo Basto, aos 12 minutos, e um tento de Bruma, aos 67, deram a vitória à formação orientada por Carlos Carvalhal.
O Casa Pia recebeu e superou o Desportivo de Chaves, por 3-0, em mais um duelo disputado, com Cassiano, Afonso Moreira e Livolant a marcarem para os ‘gansos’.
Neste domingo, o atual detentor do troféu, o FC Porto, defronta o Moreirense, fora de portas, no domingo, no último dia da 4ª etapa da mítica competição do panorama desportivo nacional, realizando-se os seguintes jogos:
11h00: Tirsense-Brito - Canal 11
14h00: Vila Real-Gil Vicente - Canal 11
15h00: Covilhã-Rebordosa
15h00: Oliveira do Hospital-CD Cinfães
16h00: Famalicão-Santa Clara - Canal 11
17h00: Moreirense-FC Porto - Sport TV
18h00: Varzim-O Elvas - Canal 11
O emparelhamento para os oitavos de final é o seguinte:
Sporting CP (L1) vs. Vencedor do jogo FC Famalicão (L1) x Santa Clara (L1)
Vencedor do jogo SC Vila Real (CP) x Gil Vicente (L1) vs. Vencedor do jogo Moreirense FC (L1) x FC Porto (L1)
Vencedor do jogo FC Tirsense (CP) x Brito SC (CP) vs. Vencedor do jogo SC Covilhã (L3) x Rebordosa AC (CP)
Vencedor do jogo FC Oliveira Hospital (L3) x CD Cinfães (CP) vs. SC São João de Vêr (L3)
SC Braga (L1) vs. Lusitano Évora C. (CP)
Vencedor do jogo Varzim (L3) x O Elvas (CP) vs. Vitória SC (L1)
Farense (L1) vs. SL Benfica (L1)
Casa Pia AC (L1) vs. Rio Ave FC (L1)