A XV Conferência de Ministros da Juventude e do Desporto da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, a X Bienal de Jovens Criadores da CPLP e o II Parlamento Juvenil da CPLP terão lugar de 12 a 16 deste mês de novembro nos municípios de Cascais e Lisboa, promovidos pelo Governo português.
Entre os dias 12 a 15, realiza-se a XV Conferência de Ministros da Juventude e do Desporto da CPLP, com a colaboração da Câmara Municipal de Cascais.
A decorrer em vários espaços de Cascais, os trabalhos iniciam-se nesta terça-feira, com a realização da reunião da Comissão da Juventude, seguindo-se, no dia seguinte, as reuniões da Comissão do Desporto e dos Diretores-gerais da Juventude e do Desporto. No âmbito desta iniciativa, decorrerá a apresentação do livro “A Ética na busca dos Limites Humanos do Desporto”, com a coordenação de Rui Proença Garcia.
O dia 14 será dedicado aos trabalhos da XV Reunião de Ministros da Juventude e Desporto da CPLP, que contará com a presença de Margarida Balseiro Lopes (Ministra da Juventude e Modernização), Pedro Duarte (Ministro dos Assuntos Parlamentares), Pedro Dias (Secretário de Estado do Desporto), Carla Mouro (Secretária de Estado Adjunta e da Igualdade) e Zacarias da Costa, (Secretário Executivo da CPLP).
Durante a semana serão organizados diferentes momentos e reuniões de trabalho para debater assuntos de agenda como a apresentação da organização dos XII Jogos Desportivos da CPLP (2025) e próximos Planos de Ação na área do Desporto e Juventude.
Estarão presentes os membros do Secretariado Executivo da CPLP, da Secretaria-Geral da CMJD-CPLP, e respetivas delegações de Ministros de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e respetivos fóruns.
Esta Conferência anual tem como atos fundacionais a primeira reunião multilateral de responsáveis governamentais pela área do Desporto, realizada em Lisboa, em 1990, e a primeira Cimeira de Ministros da Juventude dos Países de Língua Portuguesa, realizada também em Lisboa, em 1996. A criação, em 2007, da Conferência de Ministros da Juventude e do Desporto constituiu um marco importante para o aprofundamento da amizade mútua e da cooperação entre os seus membros.
No dia 13, a cidade de Cascais acolhe a X Bienal de Jovens Criadores CPLP, um evento multidisciplinar que promove a troca cultural e a colaboração entre jovens artistas e criadores dos países da CPLP, com o objetivo de valorizar a diversidade cultural e linguística destes países, fomentar o desenvolvimento artístico da juventude e fortalecer os laços entre as nações que partilham essa herança, oferecendo um espaço de projeção internacional e de reconhecimento mútuo, estimulando a inovação em diversas áreas, como artes plásticas, música, dança, teatro, cinema, literatura, design e artes digitais, entre outras disciplinas e géneros artísticos.
Num conceito de residência artística permanente, que terá início com a chegada dos participantes das nove delegações da CPLP, e sob o tema “Uma questão de língua”, esta edição inclui uma mostra de trabalhos da autoria dos jovens criadores, residências artísticas, oficinas de formação, conversas e uma visita guiada pelo centro histórico de Cascais, animada por diferentes manifestações artísticas e pelos mentores convidados.
O evento tem por objetivo a promoção de intercâmbios culturais, a divulgação e exposição de obras de arte e diferentes disciplinas artísticas, bem como a valorização da criatividade e da diversidade cultural dentro da comunidade lusófona. As atividades serão mediadas por um grupo de mentores constituído por artistas, músicos, designers, curadores e escritores, nomes de referência no mercado da arte em Portugal e países lusófonos.
As atividades decorrerão entre o auditório da Casa das Histórias Paula Rego, a Cisterna, Cidadela de Cascais e o centro histórico da vila. O espaço da Cidadela de Cascais estará aberto ao público geral, bem como a visita guiada no centro histórico da cidade.
A mostra dos trabalhos dos jovens artistas e a residência artística permanente, terão lugar na Cisterna, Cidadela de Cascais, entre os dias 13 e 16 de novembro. O artista plástico Francisco Vidal e a escritora Djamilia Pereira de Almeida, serão os mentores da residência artística que decorre ao longo de cinco dias.
Entre 13 a 15, a Assembleia da República acolherá o II Parlamento Juvenil da CPLP, sob o tema “Juventude e Sustentabilidade”.
Pedro Duarte e Carla Mouro, conduzirão a sessão de abertura deste evento, onde os jovens parlamentares irão centrar-se em sessões de trabalho no âmbito da Comissão Especializada.
No dia 14, os trabalhos continuarão com a discussão dos projetos de Recomendações aprovadas na Comissão Especializada, as declarações finais de cada delegação e a leitura das Recomendações Finais.
No último dia desta iniciativa, na Sessão de Encerramento, os jovens farão a apresentação das Recomendações Finais aos Ministros do Desporto e Juventude da CPLP, com a presença de Pedro Duarte, Ministro dos Assuntos Parlamentares e Margarida Balseiro Lopes, Ministra da Juventude e Modernização.
O evento tem como objetivo “criar uma plataforma em que seja possível facilitar a união entre os jovens da CPLP, consciencializar os jovens sobre os seus direitos e deveres garantidos pela carta da Juventude, promover o debate democrático, estimular a cooperação e a transmissão de conhecimento e persuadir os Estados-membros a implementar internamente as resoluções aprovadas no parlamento”.
O Programa Parlamento Juvenil, à escala da CPLP, surge no âmbito da Resolução 13ª da Declaração Final da XII Reunião da Conferência dos Ministros da Juventude e Desporto da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CMJD-CPLP), ocorrido em Luanda e das recomendações das Nações Unidas para a criação de espaços de reflexão sobre a cidadania, a paz e o aprofundamento da democracia pelos jovens.